Edição 2015

Eco-repórter da energia

O desafio “Eco-repórter da Energia” visa motivar para a realização de trabalhos de reportagem em torno do tema energia, na região em que se localiza a escola.

Propõe-se a realização de um conjunto de investigações locais em torno da eficácia e eficiência com que utilizamos a energia. Os temas poderão ser diversos: das energias renováveis, aos hábitos de consumo; dos hábitos de mobilidade às implicações em termos de alterações climáticas.

Os tipos e formas de energia, as suas origens, a sua produção e consumo, ou as consequências resultantes da sua utilização, são exemplos da multiplicidade de enfoques da investigação do eco-repórter da energia.

O importante é encontrar um tema-problema que possa ser investigado a nível local, através de entrevistas, inquéritos, medições, etc.

O objetivo é dar a conhecer casos e exemplos concretos relevantes a nivel local/regional.

As peças jornalísticas produzidas devem ser apresentadas sob a forma de vídeorreportagem ou photo-story, destinar-se-ão à comunicação social local, regional, nacional ou internacional (internet).

As palavras-chave são: energia, investigação local e reportagem.


Objetivos

  • Estimular nos jovens o interesse pela investigação e compreensão dos temas energia e ambiente motivando-os para a investigação local.
  • Desenvolver competências na área da investigação (inquérito, entrevista), e comunicação sob formato jornalístico.
  • Incentivar a produção de trabalhos jornalísticos de qualidade, em formato vídeo e fotografia.
  • Promover a comunicação na comunidade local, nacional e internacional dos temas relacionados com a energia.
  • Contribuir para uma (in)formação crítica, na área da sustentabilidade energética e ambiental.
  • Contribuir para o desenvolvimento de cidadãos informados, participativos e com espírito crítico.

Quem pode participar

Podem apresentar trabalhos as escolas inscritas nas redes Eco-Escolas ou Jovens Repórteres para o Ambiente. Para cada uma das categorias, vídeorreportagem ou photo-story, existem dois escalões:

  • 1º ESCALÃO - até aos 15 anos
  • 2º ESCALÃO - dos 15 aos 21 anos

A escola poderá envolver o grupo de alunos ou turmas que entender. Cada equipa pode concorrer com 1 ou 2 trabalhos em cada categria (videorreportagem ou photo-story). Se a escola abranger diversos escalões etarios poderá concorrer nos dois escalões.


Prazos

A inscrição deverá realizar-se até 28 de fevereiro.

Os originais deverão ser apresentados a concurso até 30 de maio de 2015.


Inscrições

Para se inscrever nesta atividade, deve até 28 de fevereiro declarar a sua intenção de participar aqui.

Em alternativa pode enviar a sua inscrição para ecoreporterdaenergia@abae.pt, ou para o fax 213947249, mencionando para além do nome da escola, o escalão e o sub-tema / enfoque do trabalho que pretendem realizar.