Mais um desafio para as Eco-Escolas e JRA... com energia

Obrigado a todos quantos participaram! Aqui ficam alguns dos premiados.

Telhados verdes

Colégio Valsassina (LISBOA)
Telhados verdes

Os telhados verdes estão a ganhar terreno no mundo e em Portugal, com vista a obter cidades sustentáveis. Uma cobertura normal pode aquecer até aos 60ºC, enquanto um relvado [...]

Palavras-chave: arquitetura bioclimática | sustentabilidade

ver a reportagem completa

Atitude positiva em relação ao consumo de energia

Colégio Valsassina (LISBOA)
Atitude positiva em relação ao consumo de energia

Estudo revela que os professores envolvidos no Programa Eco-Escolas têm uma atitude positiva em relação ao consumo de energia

Palavras-chave: comportamentos sustentáveis | consumo

ver a reportagem completa

ver todos os trabalhos premiados

No âmbito das “Escolas com energia” surge agora mais um desafio para as Eco-Escolas e JRA: o eco-repórter da energia.

A proposta é a da realização de um conjunto de investigações (inquéritos, entrevistas, recolha de informação) em torno da eficácia e eficiência com que utilizamos a energia. Os enfoques poderão ser diversos: das energias renováveis, aos hábitos de consumo; dos hábitos de mobilidade às implicações do consumo de energias no aquecimento global.

Ao Projecto podem candidatar-se estudantes de acordo com dois escalões:

  • Escalão 1: 2º e 3º ciclo.
  • Escalão 2: secundário, profissional e superior.

Os trabalhos jornalísticos de temática ambiental e energética deverão investigar uma realidade concreta ou local, integrando entrevistas e dados factuais. Deverão igualmente ser compostos por peças escritas com fotografias e/ou por peças em vídeo e/ou áudio, de acordo com duas modalidades:

  • Modalidade A – Artigo/reportagem.
  • Modalidade B – Vídeo/Áudio.

Os trabalhos deverão ser enviados até 30 de Maio.

Fica o desafio. Aguardamos as reportagens!

Um quiz sobre Energia

quiz sobre Energia

quantas questões consegues acertar?

Testa aqui os teus conhecimentos sobre energia.
Podes escolher de entre três níveis de dificuldade.
(Nível 1, Nível 2, Nível 3)