Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Já pensaste em energia?

Escola: Escola EB 2,3 Piscinas - Lisboa (LISBOA)
Autores (alunos): 8º ano

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

a) O vídeo foi concebido de modo a tornar-se apelativo para o público-alvo e ao mesmo tempo compreensível para toda a gente. Tentou-se transmitir a mensagem de que se deve dar primazia às energias renováveis em detrimento das não renováveis.

b) O vídeo foi realizado utilizando o programa “Windows Movie Maker”, optando-se pela compilação de várias imagens resultantes de pesquisas avulso utilizando o motor de busca “Google”, com a introdução de texto alusivo às imagens e à mensagem a transmitir, e faixas áudio.

c) Tal como já foi referido, foram realizadas pesquisas avulso utilizando o motor de busca “Google” para obtenção das imagens e os textos são de autoria própria tendo tido como base os conteúdos lecionados na disciplina de Ciências Naturais do 8.º ano de escolaridade.

d) O vídeo do tema “Energia” foi articulado com os conteúdos curriculares das disciplinas de Ciências Naturais, Geografia e Educação Tecnológica, do 8.º ano de escolaridade, nomeadamente “Recursos naturais – utilização e consequências” permitindo a consolidação de competências tais como: Identificar recursos naturais renováveis e não – renováveis; Identificar e compreender como são utilizados os recursos minerais, hídricos, biológicos e energéticos; Descrever consequências da má utilização dos recursos naturais; Identificar e descrever formas de utilização das energias renováveis pelo Homem.