Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Eco-Repórter da Energia

Escola: Escola EBI de Arrifes - Núcleo EB 2,3 (PONTA DELGADA)
Autores (alunos): António Craveiro, Joana Silva e Rita Raposo (6º ano)

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Este trabalho foi realizado pelo clube de vídeo, TVArrifes, da Escola Básica Integrada de Arrifes. Contou com a participação dos alunos do Núcleo de Educação Especial da EBIArrifes António Craveiro, Joana Silva e Rita Raposo, do 6º ano de escolaridade, e ainda com a participação especial da intérprete de Língua Gestual Portuguesa, Tânia Nunes, dos alunos Ismael Sanó (5ºF) e Maria João Oliveira (6ºD) e da comunidade educativa. A coordenação do projeto foi da responsabilidade da professora Maria da Conceição Lima. O propósito do trabalho apresentado foi o de dar a conhecer um exemplo concreto a nível local de hábitos de consumo saudáveis. Os alunos do Clube TV Arrifes realizaram uma pesquisa e consulta de bibliografia sobre os tipos e formas de energia, as suas origens, a sua produção e consumo e as consequências resultantes da sua utilização. Em seguida, os alunos realizaram uma pequena investigação em torno da eficácia e eficiência com que utilizamos a energia na nossa escola. O tema que surgiu prendeu-se com os hábitos de consumo na EBI de Arrifes. Em seguida, os alunos elaboraram um texto que serviu de base ao vídeo produzido. Procederam à elaboração/realização/filmagem da entrevista ao presidente do Conselho Executivo, professor José Freire, sobre o tema acima aludido. Realizaram várias filmagens na escola de acordo com o texto produzido. Fizeram a seleção/edição/montagem das imagens recolhidas e que sustentaram o trabalho no programa de edição AVS Vídeo Editor. Foi, também, selecionada a música de fundo. Os objetivos do desafio “Eco-repórter da Energia” (estimular nos jovens o interesse pela investigação e compreensão dos temas energia e ambiente motivando-os para a investigação local; desenvolver competências na área da investigação (inquérito, entrevista), e comunicação sob formato jornalístico; incentivar a produção de trabalhos jornalísticos de qualidade, em formato vídeo; promover a comunicação na comunidade local, nacional e internacional dos temas relacionados com a energia; contribuir para uma (in)formação crítica, na área da sustentabilidade energética e ambiental; contribuir para o desenvolvimento de cidadãos informados, participativos e com espírito crítico.) foram plenamente alcançados. Os alunos envolvidos mostraram interesse pela temática proposta, aprenderam que com pequenos gestos se torna o nosso Mundo melhor, o que nunca é demais reforçar. O vídeo foi publicado na página web da nossa escola como forma de divulgar a importância de uma escola que se preocupa com o meio ambiente e a relevância de um desenvolvimento sustentável.