Videoreportagens Apresentadas

1º Escalão (até aos 15 anos)

O sistema de micro geração de energia solar do nosso Colégio

Escola: Colégio Campo de Flores (Almada)
Autores (alunos): Margarida Neves (6ºB), André Cruz (6ºC), Gonçalo Mateus (6ºA), Artur Gonçalves (6ºB), Rita Soeiro (6ºC), Teresa Viegas (6ºA), Maria João Moura (6ºD) e Patrícia Zgardan (6ºD)

Clique aqui para ver o vídeo na página do Vimeo.


Memória descritiva:

«Eco-repórter da energia» no Colégio Campo de Flores

Foi com entusiamo e curiosidade que os nossos repórteres, dois alunos representantes de cada turma do 6º ano, aceitaram o desafio de formar uma equipa que fosse à descoberta de conhecimentos na área da energia.

Na primeira reunião, a ordem de trabalhos foi extensa: ler o regulamento do concurso, assim como as sugestões fornecidas pelo Programa Eco-Escolas, escolher o tema e o título da reportagem, identificar os tópicos a serem investigados, as fontes disponíveis, os recursos a que cada um teria acesso e distribuir tarefas.

Todas estas preocupações mantiveram acesa a discussão e a chuva de ideias.

Visto o nosso Colégio ter a funcionar desde este ano letivo um sistema de micro geração de energia solar, decidiram entrevistar o Diretor do nosso Colégio, o Dr. João Rafael Almeida, para saberem um pouco mais sobre a decisão de instalar um sistema de micro geração de energia solar no nosso Colégio e das suas vantagens.

Depois de terem compilado todas as suas questões e de as organizarem, foi elaborado o guião da entrevista.

A entrevista foi realizada em vários cenários: num dos locais onde estão colocados parte dos painéis solares que constituem o sistema de micro geração de energia solar do nosso Colégio, no local onde está o sistema de contabilização da energia produzida, no pátio e uma das salas de recursos acabou por ser o cenário escolhido para a entrevista final, devido ao vento forte que se fazia sentir no exterior e que dificultava a aquisição do som.

Como repórteres, publicaram as suas descobertas. A vídeo reportagem encontra-se publicada no sítio da internet: https://vimeo.com/67717862.

Este trabalho foi realizado pelos alunos Margarida Neves (6ºB), André Cruz (6ºC), Gonçalo Mateus (6ºA), Artur Gonçalves (6ºB), Rita Soeiro (6ºC), Teresa Viegas (6ºA), Maria João Moura (6ºD) e Patrícia Zgardan (6ºD), com o auxílio dos professores Fernanda Neves, Márcia Guilherme, Ana Caldeira e Paulo Henriques.


Ficheiros: