Videoreportagens Apresentadas

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

Painel Fotovoltáico

Escola: Escola Sec. Francisco Franco (FUNCHAL)
Autores (alunos): Curso CEF - Técnicos de Energias renováveis (11º ano)

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Professor Responsável – Sónia Maria Pena Morgado Mateus

Escola Secundária Francisco Franco

Alunos ( turma ) – Curso CEF - Técnicos de Energias renováveis

O trabalho foi desenvolvido pelos alunos do 11º ano do curso CEF- Técnicos de Energias Renováveis da Escola Secundária Francisco Franco. Foi desenvolvido um estudo à capacidade energética do painel fotovoltaico com que trabalham nas aulas, em comparação com outros tipos de painéis fotovoltaicos.

Os Painéis Fotovoltaicos fazem a transformação da energia solar recebida em energia elétrica. Existem 3 tipos de painéis solares: Painéis de baixa voltagem / baixa potenciam, Usados em calculadora, relógios. Pequenos painéis, Usado em rádios, jogos, pequenas bombas de água, telemóveis. Os Grandes painéis Usados em grandes bombas de água, em algumas caravanas, em casas. Os painéis Fotovoltaicos podem ser feitos de três materiais diferentes: Células mono-cristalinas, células poli-cristalinas e Células de silício amorfo. As Células mono-cristalinas foram a Primeira geração de painéis, têm um Rendimento elétrico entre 16% até 23%. As Técnicas utilizadas na sua produção eram: Complexas e Caras e Necessitavam o uso de muita energia no seu fabrico. As células poli-cristalinas foram a Segunda geração de painéis têm um Rendimento elétrico entre 11% até 18%, mas uma menor perfeição do cristal, o Custo de produção é inferior às células mono-cristalinas. As Células de silício amorfo foram a Terceira geração de painéis, têm um Rendimento elétrico entre 8% até 13%, as Células de silício são películas muito finas com um Custo menos reduzidos.

 

 

Rendimento Típico

 

Máximo registado em aplicações

Rendimento máximo registado em laboratório

Mono  Cristalina

12 até 15%

22,7%

 

24,0%

Poli – Cristalina

11 até 14%

 

15,3%

 

18,6%

Silício Amorfo

6 até 7 %

10,2%

12,7%

 

Com o estudo desta tabela, podemos observar que, ao tentar “poupar” no fabrico dos painéis fotovoltaicos, o seu rendimento começou a ser mais fraco. Os painéis fotovoltaicos teem as vantagens de terem alta fiabilidade, porque não tem peças móveis, o que é útil em aplicações em locais isolados. São de fácil portabilidade e adaptabilidade dos módulos, porque Permitem montagens simples e adaptáveis a várias necessidades energéticas. Os sistemas podem ser dimensionados para aplicações de alguns miliwatts ou kilowatts.  O custo de operação é reduzido, porque a manutenção é quase inexistente, e não necessita de combustível, nem transporte, assim como de trabalhadores altamente qualificados. Mas, também têm desvantagens: A tecnologia é muito sofisticada e por isso necessitam de um custo de investimento elevado. O Rendimento é reduzido face ao custo de investimento (o limite máximo teórico de uma célula de silício cristalino é de 28%). O Custo também é uma desvantagem porque, quando é necessário proceder ao armazenamento de energia em baterias, o custo do sistema fotovoltaico torna-se ainda mais elevado.


Ficheiros: