Videoreportagens Apresentadas

1º Escalão (até aos 15 anos)

Dia sem carros na cidade

Escola: Escola Secundária Engº Acácio Calazans Duarte (Marinha Grande)
Autores (alunos): André Filipe Silva, Bernardo Vieira Mourato Granja de Carvalho e Mafalda Marques Nobre

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

MEMÓRIA DESCRITIVA

Eco-Repórter da Energia - Dia Sem Carros na Cidade

Como Diretora de Turma e subcoordenadora do Projeto Eco-Escola, na aula de Formação Integrada, na escola secundária Engº Acácio Calazans Duarte, divulguei entre outros este concurso. Comecei por apresentar as palavras-chave deste projecto que são: energia, investigação local e reportagem e os tipos e formas de energia, as suas origens, a sua produção e consumo, ou as consequências resultantes da sua utilização, como exemplos da multiplicidade de enfoques em que pode incidir a investigação do eco-repórter da energia.

O André Filipe Silva, o Bernardo  Vieira Mourato Granja de Carvalho e a Mafalda Marques Nobre, alunos do 7ºB , mostraram logo interesse em participar no Concurso Eco-Repórter. Desta forma, disponibilizaram-se para trabalhar fora das aulas, uma vez que este filme não se enquadrava nos conteúdos programáticos que se estavam a desenvolver nas várias disciplinas que têm, as filmagens também não podiam ser efetuadas na escola, e nem todos os alunos partilhavam este interesse por participar no concurso. Um dos problemas mais relevantes que os alunos acharam importante abordar, foi o da poluição provocada pela circulação de automóveis.

Puseram mãos ao trabalho, escolheram o tema “Dia Sem Carros na Cidade”.

Estruturaram um pequeno guião, e ajudei-os a efetuar os contactos necessários com a Câmara Municipal, que não se mostrou disponível, com a Junta de Freguesia, com o Centro de Acolhimento Girassol e com os Bombeiros Voluntários da Marinha Grande. Seguiram-se as filmagens sempre na tarde livre que têm, por semana.

Seguiu-se a montagem e a edição, que foi feita também fora da sala de aula, num espaço equipado com computadores e com o software adequado.

Atendendo à idade dos alunos, foi um trabalho que os satisfez, onde demonstraram grande autonomia,  empenho e onde ganharam alguma experiência de entrevista e de realização.

Professora Lurdes Neves


Ficheiros: