Videoreportagens Apresentadas
1º Escalão (até aos 15 anos)
Dia sem carros na cidade
Escola: Escola Secundária Engº Acácio Calazans Duarte (Marinha Grande)
Autores (alunos): André Filipe Silva, Bernardo Vieira Mourato Granja de Carvalho e Mafalda Marques Nobre
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
Memória descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVA
Eco-Repórter da Energia - Dia Sem Carros na Cidade
Como Diretora de Turma e subcoordenadora do Projeto Eco-Escola, na aula de Formação Integrada, na escola secundária Engº Acácio Calazans Duarte, divulguei entre outros este concurso. Comecei por apresentar as palavras-chave deste projecto que são: energia, investigação local e reportagem e os tipos e formas de energia, as suas origens, a sua produção e consumo, ou as consequências resultantes da sua utilização, como exemplos da multiplicidade de enfoques em que pode incidir a investigação do eco-repórter da energia.
O André Filipe Silva, o Bernardo Vieira Mourato Granja de Carvalho e a Mafalda Marques Nobre, alunos do 7ºB , mostraram logo interesse em participar no Concurso Eco-Repórter. Desta forma, disponibilizaram-se para trabalhar fora das aulas, uma vez que este filme não se enquadrava nos conteúdos programáticos que se estavam a desenvolver nas várias disciplinas que têm, as filmagens também não podiam ser efetuadas na escola, e nem todos os alunos partilhavam este interesse por participar no concurso. Um dos problemas mais relevantes que os alunos acharam importante abordar, foi o da poluição provocada pela circulação de automóveis.
Puseram mãos ao trabalho, escolheram o tema “Dia Sem Carros na Cidade”.
Estruturaram um pequeno guião, e ajudei-os a efetuar os contactos necessários com a Câmara Municipal, que não se mostrou disponível, com a Junta de Freguesia, com o Centro de Acolhimento Girassol e com os Bombeiros Voluntários da Marinha Grande. Seguiram-se as filmagens sempre na tarde livre que têm, por semana.
Seguiu-se a montagem e a edição, que foi feita também fora da sala de aula, num espaço equipado com computadores e com o software adequado.
Atendendo à idade dos alunos, foi um trabalho que os satisfez, onde demonstraram grande autonomia, empenho e onde ganharam alguma experiência de entrevista e de realização.
Professora Lurdes Neves