Trabalhos Apresentados

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

Tele-Ambiental

Escola: Escola Sec. de Vendas Novas (Vendas Novas)
Autores (alunos): Ana Sofia Filipe da Silva, Catarina da Silva Carlos, Jéssica Lopes Pataco, Laura Varela Gralheira, Salomé Sofia Brotas Manuel

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

 

Agrupamento Vertical de Vendas Novas

Escola Secundária de Vendas Novas

 

Projeto: Eco-repórter da energia

Professora responsável: Maria Olívia Azevedo Fernandes do Couto

 

Alunos:

Ana Sofia Filipe da Silva   14 anos

Catarina da Silva Carlos    15 anos

Jéssica Lopes Pataco        15 anos

Laura Varela Gralheira      15 anos

Salomé Sofia Brotas Manuel  14 anos

 

 

Ao longo do 3º periodo foi lecionado o tema “Ambiente e Sociedade” nas aulas de Geografia, 9º ano.

À partida foram apresentados aos alunos alguns pequenos documentários do you tube, bem como um conjunto de fotografias, com o objetivo de sensibilizar para os grandes problemas ambientais.

Passou-se de seguida ao “estudo de casos” em diferentes partes do mundo, com o objetivo de exemplificar problemas ambientais para cada um dos domínios do sistema Terra – Água – Ar. Os alunos pesquisaram as causas dos problemas e respetivas consequências. Foi dado destaque à produção e consumo de energia.

Em trabalho de casa os alunos identificaram problemas no local onde vivem, nomeadamente problemas relacionados com o consumo de energia. Tomaram conhecimento que o Município de Vendas Novas aderiu ao Pacto de Autarcas a 22 de Abril de 2010, ao qual no final de 2011 tinham já aderido cerca de 3 350 cidades e municípios da Europa (70 de Portugal). A adesão a este projeto foi mais um passo que o Município de Vendas Novas deu com vista a promover o desenvolvimento sustentável do Concelho.

De seguida os alunos, em grupos de trabalho, tentaram identificar problemas sentidos a nível nacional e local, bem como soluções encontradas, ou seja, as boas práticas desenvolvidas, com o objetivo de termos um desenvolvimento sustentável, respondendo às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.

Por fim apresentaram trabalhos do qual segue uma video reportagem.

Maria Olívia Couto