Videoreportagens Apresentadas

1º Escalão (até aos 15 anos)

Uma Escola Altamente Sustentável

Escola: Escola EB 2,3 da Galiza (Cascais)
Autores (alunos): Luna, Ana Filipa e Matilde

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Após uma visita de Estudo pelo Concelho, deparámos com uma Escola diferente com telhados verdes magníficos, revelando desde logo as suas preocupações ambientais de sustentabilidade.

As três alunas do 7ºA, lembraram-se de a visitar e marcou-se uma entrevista com um dos elementos responsávveis Lars Hager General Manager of International Preparatory School.

Tratando-se de uma Escola Inglesa, préviamente pensaram e elaboraram algumas perguntas, nomeadamente questionar as principais vantagens deste tipo de construção.

No decorrer da entrevista, não contavam com uma visita guiada a todo o edifício e a visualização de inúmeras técnicas de construção sustentável que desconheciam. A situação nascente poente, iluminação natural, quase ausência de lâmpadas, ausência de aparelhos de aquecimento ou ar condicionado, paredes tromp, absorção da água da chuva através dos telhados verdes e a acumulação na cave de um enorme tanque para utilização como rega em todo o jardim, paredes com o dobro da largura e isolamento, debaixo do chão caixas de ar, janelas com ventilação apropriada, reciclagem de todo o tipo de resíduos, plantas autóctones em jardins envolventes que dão imenso conforto e tornam o ambiente muito agradável, um edifício praticamente de um só piso, lindo.

Ficaram cheias de ideias para aplicações possíveis na nossa Escola.


Ficheiros: