Edição 2015

Trabalhos Apresentados

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

De Biomassa a energia eléctrica

Escola: Escola Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis)
Autores (alunos): Inês Casinha e Sofia Santos

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

A ideia da realização deste trabalho surgiu no âmbito do Eco-Clube, que reúne 14 alunos do 11º A. Estes alunos têm desenvolvido diversas atividades relacionadas com o Projeto Eco-Escolas que vão desde as Missões JRA, a campanhas internas de sensibilização para o ambiente, recolha de resíduos, visitas de estudo à realização de reportagens em espaços com relevância na área ambiental do concelho.

O facto dos alunos do oitavo ano terem ido visitar a Central de Biomassa em Carregosa, fez surgir a possibilidade de realizar uma reportagem sobre esta unidade dado que, de momento, esta é uma das duas existentes a nível nacional.

O trabalho foi realizado com base em fotografias obtidas por alunos e professores aquando das visitas e em investigações diversas que recorreram a informadores privilegiados e a dados existentes na internet.

Pretendeu-se conhecer melhor este caso local de produção sustentável de energia renovável, respeitando o ciclo natural do Carbono e que aproveita a matéria proveniente da limpeza das matas e da produção silvícola local. Evita-se, desta maneira, a acumulação de biomassa nas florestas, permitindo o decréscimo do risco de incêndios florestais e potenciando um recurso natural abundante e renovável.

Esta Central tem a sua subestação elétrica estrategicamente localizada junto a um ponto de grande profusão de linhas de alta tensão e a unidade de injecta toda a sua produção directamente na rede, vendendo –a na íntegra à EDP.

Apesar das dificuldades técnicas, os alunos desenvolveram um processo que lhes fez perceber a importância da utilização de energias renováveis, dos conceitos de economia circular e sustentabilidade e da necessidade de uma exploração sustentada de recursos, no respeito pelo ambiente local.

O nosso muito obrigado à Direção do Agrupamento, ao Município de Oliveira de Azeméis e, sobretudo, aos alunos e professores que colaboraram e contribuíram para a realização deste trabalho.