Edição 2015

Trabalhos Apresentados

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

Vale do Rio: A Gestão integrada da Energia

Escola: Escola Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis)
Autores (alunos): alunos do 11º A (Eco Clube)

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Projeto Vale do Rio: A Gestão integrada da Energia

Instituição: Agrupamento de Escolas Soares Basto

Realização do projeto: Beatriz Cardoso, Carlos Pinto, Flávio Vitória, Marta Ribeiro, Nuno Matos e Tiago Gaspar.

Edição e tratamento de Imagem: Nuno Matos Supervisão: Clementina Fernandes

A ideia da realização deste trabalho surgiu no âmbito do Eco-Clube, que reúne 14 alunos do 11º A. Estes alunos têm desenvolvido diversas atividades relacionadas com o Projeto Eco-Escolas que vão desde as Missões JRA, a campanhas internas de sensibilização para o ambiente, recolha de resíduos, visitas de estudo e realização de reportagens em espaços com relevância na área ambiental do concelho. Em novembro e dezembro a equipa Eco-Escolas organizou diversas saídas de campo com o intuito de sensibilizar para a importância da gestão sustentável e de aumentar o conhecimento dos alunos relativamente aos rios da região. Dado o interesse manifestado pelos alunos do Eco Clube pelo espaço do Rio Caima e pelo Hotel Vale do Rio, decidiu-se fazer uma reportagem sobre o assunto, que acabou por ser inscrita no “Eco Repórter da Energia”.

O trabalho implicou a realização de duas deslocações ao hotel em Palmaz (a cerca de 7Km da escola sede), uma das freguesias de Oliveira de Azeméis, pelo que foi necessário o apoio do Centro Social e Paroquial de Sto. André de Macinhata da Seixa e do Município de Oliveira de Azeméis que realizaram os necessários transportes. Reconhecendo-se uma boa prática local de utilização integrada da energia, pretendeu-se conhecer melhor este caso prático local de obtenção integrada e sustentável de energia através da rentabilizando de fontes renováveis e acessíveis localmente. Deste modo os alunos foram alertados para a importância de conceitos de economia circular e sustentabilidade, no respeito pelo ambiente local.

Foi muito interessante perceber que, durante a fase de produção de guiões para a realização do filme e da entrevista, foram sendo desfeitos alguns preconceitos sobre a rentabilidade anual das energias renováveis, sobre a aplicabilidade prática da integração de diversas fontes e foi-se conhecendo melhor as exigências técnicas que possibilitam esta gestão integrada num complexo turístico que foi já alvo de distinção com um galardão GREEN KEY. Não é todos os dias que verificamos a existência de empreendimentos que usam energia solar (vertente de aquecimento de águas e de produção de energia elétrica), energia hídrica, energia proveniente da queima de óleos e da biomassa vegetal resultante da limpeza das florestas. Dir-se-ía ser possível a auto sustentabilidade energética, não fosse a restrição legislativa que obriga à venda da Energia à EDP.

Pensamos que, mais importante do que tudo, para este grupo de trabalho, foi o processo desenvolvido, os contatos estabelecidos e as oportunidades de aprendizagem, que permitiram não só um melhor conhecimento da região, das possibilidades de utilização racional e sustentável da energia, mas também uma reflexão sobre as práticas diárias das famílias reais e a perspetiva das práticas dos elementos deste grupo enquanto cidadãos

O nosso muito obrigado à Direção do Agrupamento, ao Centro Social e Paroquial de Sto. André, ao Município de Oliveira de Azeméis e, sobretudo aos responsáveis do empreendimento Vale do Rio, que nos proporcionaram todas as condições para a realização deste trabalho.

Vídeo em https://www.youtube.com/watch?t=509&v=m_5UA_qq5zg