Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Eco Reporteres de Almeirim

Escola: Escola EB 2,3 Febo Moniz (ALMEIRIM)
Autores (alunos): Carolina Coelho, Diogo Cordeiro, Francisco Gonçalves, Leonor Ferreira, Mariana Duarte, Mariana Lopes e Teresa Ribeiro

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Para a elaboração da reportagem foram fornecidos a cada aluno do Clube do Ambiente os objetivos do trabalho. Os alunos mostraram-se motivados lançando ideias para a concretização do filme.

Inicialmente procedeu-se à realização de pesquisas sobre os tipos e formas de energia, os consumos e as consequências resultantes da sua utilização.

Posteriormente os nossos eco-repórteres focaram as suas pesquisas a nível local, nomeadamente do concelho de Almeirim. Naturalmente surgiram dúvidas, havendo necessidade de entrevistar o Sr.º Presidente da Câmara Municipal de Almeirim no sentido de esclarecer as questões surgidas. (Exemplo de algumas questões formuladas pelos nossos alunos: 1. Quais os métodos que CMA utiliza para sensibilizar os nossos cidadãos para a poupança de energia? 2. O que é que a CMA faz para poupar energia, nomeadamente no conselho e na própria instalação da Câmara….  Já agora considera o seu “escritório verde”? 3. O nosso conselho promove a utilização de energias renováveis? Pode dar-nos alguns exemplos. 4. O Sr.º Presidente, como cidadão comum, na sua casa, no seu dia-a-dia pode afirmar que tem uma consciência ecológica? 5. Qual a sua opinião sobre a descentralização da geração de energia, por exemplo: instalar-se minigeradores, microgeradores de energia no nosso conselho (nas escolas, centros de saúde, CMA, lares,…). 6. Como imagina o futuro do meio ambiente? 7. O que pode fazer cada cidadão para contribuir para o meio ambiente?)

Após a entrevista, recolhemos as fotografias dos vários locais apontados pelo Sr.º Presidente da CMA e passamos à execução/montagem do filme.

O trabalho pertence aos alunos: Carolina Coelho, Diogo Cordeiro, Francisco Gonçalves, Leonor Ferreira, Mariana Duarte, Mariana Lopes e Teresa Ribeiro do 6.ºC e João Jesus do 6.ºG. Tendo sido responsável as professoras Inês Franco e Teresa Marques.