Trabalhos Apresentados

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

CARPOOL, uma forma de mobilidade sustentável

Escola: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)
Autores (alunos): Estudantes de Saúde Ambiental (1.º Ano)

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

No âmbito da unidade curricular de Saúde Ambiental, do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), os estudantes, em grupos de trabalho, identificaram temas objeto de abordagem no âmbito da disciplina e passíveis de serem desenvolvidas vídeo-reportagens associadas ao Projeto Eco-Repórter da Energia. Dos quatro grupos de trabalho foram apresentadas propostas de reportagem para a mobilidade sustentável (utilização de bicicleta e carpool) e consumos energéticos (utilização racional de energia na habitação e na escola). As apresentações dos temas a abordar foram feitas em formato de pitch sendo que cada grupo deveria convencer os restantes colegas do mérito e pertinência da sua proposta, evidenciando o trabalho de pesquisa que haviam feito, o guião com as questões às quais pretendiam dar resposta e forma de concretização do trabalho final.

Dos trabalhos propostos a escolha recaiu, por maioria, no “CARPOOL, uma forma de mobilidade sustentável”, uma vez que os Transportes/Mobilidade Sustentável foi o tema do ano escolhido pela ESTeSL, no âmbito da implementação do Programa Eco-Escolas, e ter sido evidenciado um trabalho de pesquisa significativo com consulta a organizações que fazem do Carpool uma área de negócio, organizações que promovem o Carpool junto dos seus colaboradores, assim como pesquisa de dados associados à circulação automóvel, em Portugal e na cidade de Lisboa.

Todos os estudantes acabaram por se envolver na concretização da vídeo-reportagem, assumindo-se como sendo um trabalho de turma.