Videoreportagens Apresentadas

1º Escalão (até aos 15 anos)

Papel a mais, energia a menos!

Escola: Escola Básica António Alves Amorim (Santa Maria da Feira)
Autores (alunos): Alexandra Oliveira, Marisa Azevedo, Catarina Pereira

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

 

O trabalho desenvolveu-se em oito fases:

1. "ESTADO DA ARTE". Foi proposto aos alunos que lessem e investigassem sobre o tema: foram-lhes fornecidas pistas para pesquisa cruzada (palavras chave "consumo de papel", "pegada ecológica", "transformação de papel", "energia", e links com informação útil. Do material reunido, foram selecionados, analisados e debatidos, em conjunto, os artigos e textos mais interessantes para a contextualização do problema. A ideia foi conhecer "o estado da arte".

2. CONSTRUÇÃO DA ENTREVISTA. A partir do domínio mínimo das questões relacionadas com o tema, o grupo trabalhou em conjunto um grupo alargado de questões para a construção da entrevista, definindo posteriormente os alvos das questões, uma vez que nem todas se aplicavam a todos os universos em análise; as mais pertinentes foram selecionadas, trabalhadas e alinhadas numa lógica narrativa que pudesse igualmente conduzir à reflexão sobre o tema. Foram definidos como alvos os setores de funcionamento da escola que maior uso dão ao papel na sua atividade profissional: docentes, órgão de gestão, serviços administrativos, reprografia, biblioteca. O grupo achou igualmente interessante conhecer a opinião dos alunos sobre o gasto de papel na escola.

3. Paralelamente foi criado um documento com uma síntese de informação sobre a produção de papel - designadamente o que se destina para impressão – e a sua relação com o gasto energético envolvido na sua produção e a pegada ecológica. A ideia era poder fornecer alguma informação durante a entrevista, dando-lhe também um cunho pedagógico.

4. REALIZAÇÃO DA ENTREVISTA. As entrevistas foram realizadas nas instalações da escola, sem qualquer critério na escolha dos inquiridos e sem preparação prévia, apenas respeitando os universos de entrevistados. Também não houve preocupação de encontrar amostras representativas em quantidade, por universo. Permitiu-se apenas que a recolha de depoimentos acontecesse de forma espontânea - "a quem passa".

5. SELEÇÃO E ALINHAMENTO DO MATERIAL. Os registos foram visionados várias vezes por todos e, depois de tiradas várias notas, destacaram-se, cortaram-se e ordenaram-se os trechos mais importantes com vista à construção da narrativa pretendida. Foi necessário eliminar, do vídeo, as perguntas, sempre que repetidas, de forma a deixar o máximo de tempo para as respostas, essas sim, a parte interessante da entrevista.

6. INTRODUÇÃO E CONCLUSÃO. Foi elaborado um texto introdutório, para enquadramento do tema e lançamento dos registos de recolha de depoimentos, presente no vídeo em voz-off. No final, foi elaborado um texto de conclusão, de acordo com as ideias fortes presentes no trabalho.

7. PRODUÇÃO E EDIÇÃO DO VÍDEO. A produção e edição do vídeo foi realizada no MS Movie Maker, programa mais acessível e com quem as alunas estavam mais familiarizadas.

8. PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO DO VÍDEO. Para a divulgação foi usada a conta pessoal de uma aluna no Youtube.


Ficheiros: