Videoreportagens Apresentadas

1º Escalão (até aos 15 anos)

Moinhos para a sustentabilidade

Escola: Escola EB 2,3 de Briteiros (Guimarães)
Autores (alunos): Diogo Costa Victor Santos

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Memória descritiva:

Numa fase inicial, analisámos a documentação relativa ao concurso que nos era proposto pelo Programa Jovens Repórteres do Ambiente (JRA): Eco-Repórter da Energia. O projeto e as suas linhas orientadoras foram apresentados aos alunos de maneira a explicitar os objetivos e intenções da tarefa proposta. A atividade foi realizada com os alunos que mais demonstraram interesse e dedicação pela verificação das possibilidades de uma reportagem na área do desenvolvimento sustentável na nossa localidade: Briteiros. Após várias sondagens sobre o que poderíamos abordar, decidimo-nos por explorar parte do património material que tem a nossa freguesia: o património molinológico. A freguesia é admirável pelo número de moinhos de água existentes, com a característica particular de possuírem um sistema de produção de energia. Assim, o primeiro contacto foi com o Engenheiro Duarte, presidente da associação Cultural e Recreativa dos moinhos dos rios Torto e Febras que nos fez perceber a importância deste património. Após várias visitas ao local acabámos sensibilizados pela necessidade de apoio que o Engenheiro Duarte tem para revitalizar e valorizar os nossos moinhos. Verificámos a viabilidade da rentabilização da energia hidráulica, tão pouco falada e explorada, em detrimento das famosas eólicas, barragens ou painéis fotovoltaicos. Rapidamente concluímos que podemos, em simultâneo, pensar em preservar o nosso ambiente, preservar a nossa herança cultural e promover a sustentabilidade através da recuperação do nosso património molinológico. Neste mesmo contacto fomos convidados para uma cerimónia comemorativa do dia dos moinhos (7 de Abril), promovida pela Associação Cultural e Recreativa dos moinhos dos rios Torto e Febras e apoiada pela Associação das Olimpíadas Castrejas. Como restava pouco tempo para nos prepararmos convenientemente para este dia, todos contribuíram para preparar e reunir todo o material necessário e passou-se a uma nova etapa em que elaborámos o projeto sobre forma de um guião, com linhas orientadoras, de forma a contemplar os objetivos e intenções da tarefa proposta – criação de uma vídeo-reportagem. Foi necessário refletir sobre a transformação da informação recolhida em linguagem audiovisual, tendo como recursos: a exploração do guião; a exploração de técnicas de reportagem e a utilização de uma máquina de filmar. Nesta etapa decidimos, a solução mais adequada para a materialização das nossas ideias, de modo a obtermos o efeito desejado. Para além da transmissão da importância social e económica que os moinhos já tiveram para as povoações (entrevista ao arqueólogo Gonçalo Cruz) pretendia-se demonstrar a sua utilidade futura para o desenvolvimento sustentável local dado o seu potencial energético (entrevista ao Engenheiro Duarte). Com as duas entrevistas ficava explicada a necessidade da revitalização dos moinhos de água, não só como forma de preservação do nosso património cultural mas acima de tudo como preservação do nosso património ambiental. As imagens de um moinho que funcionava com um alternador iriam reforçar a mensagem. Depois de passarmos a fase de planeamento passámos à fase de direção e gravação. Chegado o dia, realizámos as entrevistas e fizemos a recolha de imagens. Este momento revelou ser o mais crucial, uma vez que não poderíamos repetir as cenas, tínhamos apenas um dia. Procurámos realizar enquadramentos simples, valorizando a linguagem básica de vídeo, e dando principal ênfase à mensagem, reforçada posteriormente com imagens. A filmagem foi realizada com uma câmara Canon Legria HFS200, emprestada pela Associação de pais do AE de Briteiros. Após a fase de gravação, foi realizada a seleção das imagens que mais se enquadravam com o que se tinha planeado e passou-se à fase de montagem do vídeo. Inicialmente criámos uma montagem grosseira, que nos permitiu ter noção da redução do tempo a fazer para respeitar o limite de 3 minutos e de quais seriam as imagens fulcrais a introduzir para reforçar a transmissão da informação. A montagem da vídeo reportagem foi realizada com o Adobe Premiere CS4 e parte do som foi retocado com o Adobe Soundbooth CS4. Foram muitos os parceiros com quem contamos para a produção desta vídeo reportagem. Para além dos já referidos contamos, também, com a equipa Comenius do nosso Agrupamento de Escolas que, através do projecto europeu, no âmbito de um programa de ação no domínio da aprendizagem ao longo da vida, designado “Building Bridges 4 a Better Future”, acompanhou a fase inicial de selecção da temática e a fase final fornecendo-nos a tradução da reportagem em língua inglesa, bem como cedendo uma plataforma para a divulgação internacional. A vídeo reportagem foi apresentada numa reunião da equipa, realizada em Maio, para posteriormente ser divulgada na Bulgária, França, Suécia, Espanha, Turquia, Eslovénia, Polónia e Portugal.


Ficheiros: