Edição 2015

Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Eco-repórter da energia

Escola: Colégio do Rio (Portimão)
Autores (alunos): Turma 3ºano primeiro ciclo - Colégio do Rio

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Nome da escola: Colégio do Rio

Morada: Urbanização Vale de Lagar Residence, Lote E19

     Vale de Lagar, Pedra Mourinha

              8500 Portimão

Nome dos professores responsáveis: Sandra Mamede e Rui Moura

Ano de escolaridade dos alunos envolvidos: 3º ano

Nome dos alunos: Afonso Libório, Alexandre Mendes, Alexandre Conceição, Beatriz Carneiro, Beatriz Reis, Bernardo Pedro, Bruno Rodrigues, Dinis Almeida, Diogo Brás, Diogo Nogueira, Gabriel Fernandes, Gustavo Lourenço, Gustavo Martins, Luísa Santos, Maria Rodrigues, Maria Inês Severino, Mariana Dores, Mariana Esteves, Miguel Pereira, Miguel Amado, Rodrigo Novo, Simão Aleixo, Tiago Santos e Ty Barreto.

 

            Os “Eco-repóteres da energia” tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para poupar e controlar o consumo de energia, através de uma reportagem em vídeo.

 Esta equipa de repórteres é composta por 24 alunos, pertencentes à turma do 3º ano, do Colégio do Rio, Portimão, tendo como professores responsáveis a professora Sandra Mamede e o professor Rui Moura.

Os “Eco-repóteres da energia” inspecionaram os espaços do colégio para verificar se havia desperdícios de energia ou não, nomeadamente, verificaram computadores em standby, projetores de quadros interativos, luzes ligadas desnecessariamente, e outros aparelhos. À entrada de cada sala apresentava-se com os devidos crachás, explicavam ao que iam e sensibilizavam os colegas e funcionários para a importância da poupança da energia e o que poderiam melhorar nesse sentido.  Também realizaram entrevistas e um inquérito à diretora do Colégio.

Todos os membros da escola passaram a ter mais atenção no seu consumo de energia. Os “Eco-repóteres da energia”, com esta experiência, acabaram não só por ter uma ação de sensibilização no Colégio, como também a levaram para as suas casas.