Trabalhos Apresentados

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

Mobilidade Sustentável

Escola: Escola S/3 de Alpendorada (Marco de Canaveses)
Autores (alunos): Joana Martins; Maria João Aires; Rute Gonçalves

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Mobilidade Sustentável

Na abordagem do tema 4.3. Problemas ambientais, impactos humanos diferentes?, do programa de Geografia C, disciplina de opção do 12.º ano de escolaridade do Ensino Secundário, deve levar-se os alunos a compreenderem a dimensão global de alguns problemas ambientais e em simultâneo realizarem um estudo de caso relevante para a temática abordada.

O estudo de caso desenvolvido pelas alunas Joana Martins, Maria João Aires e Rute Gonçalves, da turma A do 12.º ano, centrou-se na análise de uma situação concreta, nomeadamente, a mobilidade sustentável dos professores da Escola Secundária de Alpendorada e culminou na realização desta vídeo-reportagem.

A existência de um parque de estacionamento no exterior da escola sempre lotado e a ocorrência de engarrafamentos nas horas de ponta, quando os autocarros não conseguem circular porque há automóveis mal estacionados, levou as alunas a questionarem-se sobre as opções dos professores nos seus movimentos pendulares: casa-trabalho/trabalho-casa.

Numa primeira fase, solicitaram aos Serviços Administrativos da Escola dados sobre o número de docentes e o local de residência dos mesmos, tendo obtido previamente autorização para lhe serem facultadas essas informações.

Posteriormente, realizaram um inquérito por questionário aos professores e a análise das respostas permitiu reconhecer a existência de um padrão comum, no que se refere às viagens para o local de trabalho.

Quase todos os docentes utilizam automóvel particular nas suas deslocações mas constataram que há professores que têm o hábito de partilhar boleias, por questões de natureza económica e de sociabilização mas, em simultâneo, contribuem para a redução do consumo de combustíveis fósseis e para a redução das emissões de dióxido de carbono. Apenas uma docente vem para a escola a pé, sendo a qualidade de vida e a preocupação com o ambiente, determinantes nessa escolha.

A ausência de uma rede de transportes públicos com horários compatíveis com os horários escolares determina a opção da maioria dos docentes se deslocarem no seu próprio veículo.

As alunas consideram que a realização do vídeo-reportagem poderá contribuir para sensibilizar os docentes na utilização do automóvel particular de modo mais eficiente e sustentável mas também alertar os alunos para a adoção de comportamentos mais amigos do ambiente.

Se ao longo do século XX, a dimensão dos problemas ambientais passou da escala regional para a escala global e a degradação ambiental dos ecossistemas exige ações por parte de todos nós, no sentido da proteção ambiental ser uma responsabilidade partilhada. Serão pequenos gestos que nos ajudam a nós e ao mesmo tempo ajudam o planeta que farão a diferença.

 

Professora responsável: Ana Isabel Dias