Videoreportagens Apresentadas

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

Energias Eólicas

Escola: OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres (Santo Tirso)
Autores (alunos): Alunos da turma do 1ºA do curso de Audiovisuais da OFICINA-Escola Profissional do INA (respectivos nomes na Memória Descritiva)

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Título trabalho 3: "Energias Eólicas"

O trabalho foi realizado por um grupo de alunos da turma do 1º ano do curso Técnico de Audiovisuais, que trabalharam na disciplina de Manutenção, Ergonomia e Segurança, sob a coordenação do próprio professor da disciplina (Henrique Silva).

Foi dada liberdade, com orientação, ao grupo, após discussão interna sobre o tema.

Como segunda fase o grupo estruturou as primeiras linhas do projeto/reportagem, definindo qual o tema e recolha de informação, meio/matérias para a produção de uma reportagem.

Na terceira fase os alunos decidiram fazer toda a sua reportagem apenas utilizando imagens geradas em animação e voz-off, usando para isso programas de pós produção específicos como o After Effects e o Cinema 4D. Desta forma, este grupo pretendeu apresentar uma reportagem mais num estilo infographics, partindo de dados da pesquisa feita sobre o tema (neste caso energias Eólicas), a génese da palavra, dados característicos desta forma de gerar energia, assim como pós e contras aliados a mesma.

Com a realização deste projeto, os alunos ficaram conscientes para a importância da poupança de energia.

AUTORES: Francisco Simari, Francisco Carvalho, Maria Coelho, Marlene Lima, Inês Maia, Nuno Silva, Carina Moreira, Diana Leal, André Monteiro

 


Ficheiros: