Videoreportagens Apresentadas

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

Escola Verde

Escola: OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres (Santo Tirso)
Autores (alunos): Alunos da turma do 1ºA do curso de Audiovisuais da OFICINA-Escola Profissional do INA (respectivos nomes na Memória Descritiva)

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Título trabalho 2: "Escola Verde"

O trabalho foi realizado por um grupo de alunos da turma do 1º ano do curso Técnico de Audiovisuais, que trabalharam na disciplina de Manutenção, Ergonomia e Segurança, sob a coordenação do próprio professor da disciplina (Henrique Silva).

Foi dada liberdade, com orientação, ao grupo, após discussão interna sobre o tema.

Como segunda fase o grupo estruturou as primeiras linhas do projeto/reportagem, definindo qual o tema e recolha de informação, meio/matérias para a produção de uma reportagem.

Na terceira fase os alunos realizam uma pesquisa mais aprofundada, dentro do seu tema, definindo o target principal de cada peça jornalística, quer fosse uma pessoa ou uma entidade local. Desenvolvida essa etapa, iniciou-se o contacto direto com essas pessoas, afim de se estabelecer um cronograma de filmagens. Ao mesmo tempo, elaboraram uma lista de perguntas com carácter jornalístico, fundamentada na pesquisa previamente elaborada sobre o assunto. Para tal, elaboraram um guião técnico com um esquiço de produção, que os ajudou na execução de todo o processo.

Depois de tudo agendado, começaram com a produção propriamente dita das reportagens, onde os alunos definiram cada função a desempenhar e executar dentro de uma produção da reportagem, desde o operador de câmara, o operador do áudio ao entrevistador. Recolhidas as gravações, passaram para a fase da pós produção (edição de vídeo e áudio) executada por outros alunos do mesmo grupo.

AUTORES: Lisandra Martins, João Campos, Daniela Ribeiro, Bernardete Vaz, Alberto Gentil, Juliana Machado, Henrique Martins, Soraia Neves 

 


Ficheiros: