Edição 2015

Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Como economizar energia

Escola: Escola Sec. de Vendas Novas (Vendas Novas)
Autores (alunos): Florbela Paiva Figueiredo (14 anos) e João Fortunato Alexandre Torrinha (15 anos)

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Ao longo do 3º periodo foi lecionado o tema “Ambiente e Sociedade” nas aulas de Geografia, 9º ano.

Como ponto de partida foi visionado o documentário “Os seis graus que podem mudar o mundo”, da National Geographic, com o objetivo de sensibilizar para os grandes problemas ambientais.

Passou-se de seguida ao “estudo de casos” em diferentes partes do mundo, com o objetivo de exemplificar problemas ambientais para cada um dos domínios do sistema Terra – Água – Ar. Os alunos pesquisaram as causas dos problemas e respetivas consequências. Foi dado destaque à produção e consumo de energia.

Em trabalho de casa os alunos identificaram problemas no local onde vivem, nomeadamente problemas relacionados com o consumo de energia. Tomaram conhecimento que o Município de Vendas Novas aderiu ao Pacto de Autarcas a 22 de Abril de 2010, ao qual no final de 2011 tinham já aderido cerca de 3 350 cidades e municípios da Europa (70 de Portugal). A adesão a este projeto foi mais um passo que o Município de Vendas Novas deu com vista a promover o desenvolvimento sustentável do Concelho.

De seguida os alunos, em grupos de trabalho, tentaram identificar problemas sentidos a nível nacional e local, bem como soluções encontradas, ou seja, as boas práticas desenvolvidas, com o objetivo de termos um desenvolvimento sustentável, respondendo às necessidades do presente, sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.

Por fim apresentaram trabalhos do qual segue uma videorreportagem.

Maria Olívia Couto