Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Colhendo Ventos

Escola: EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)
Autores (alunos): Turma do 8º D
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Memória descritiva:

Memória Descritiva

“Colhendo os Ventos”

Tema Problema:

  • Falta de iluminação nas praias para caminhadas nocturnas.

Proposta de Projecto:

  • Construção de mini-aerogeradores para transformar energia eólica em energia elétrica para alimentar os focos de iluminação.

 

Introdução:

                A escola Sophia de Mello Breyner localiza-se no litoral onde o vento mais conhecido é a Nortada. Com a construção de mini-aerogeradores junto à praia onde o vento é mais forte, irá transformar-se a energia do vento em energia eléctrica, que iluminará o passadiço. O passadiço iluminado poderá incentivar as pessoas a caminhar à noite, o que contribuirá para a saúde e bem-estar da população de Arcozelo.

Procedimento Experimental:

Etapa 1: Medir a velocidade (m/s) do vento em diferentes troços da praia. Identificar os locais onde o vento é mais forte.

Etapa 2: Conceção e construção dos mini-aerogeradores.

Etapa 3: Apresentar o projeto na Junta de Freguesia  de Arcozelo para propor a sua implementação.

 

Considerações Finais:

Esta foto reportagem foi realizada para divulgar este projeto que se está a realizar na nossa escola, mas que poderá servir de motivação para que outras escolas também procurem formas de rentabilizar as fontes de energia renováveis disponíveis, diminuindo assim a pegada carbónica das suas freguesias.