Trabalhos Apresentados
1º Escalão (até aos 15 anos)
Colhendo Ventos
Escola: EB 2,3 Sophia de Mello Breyner (Vila Nova de Gaia)
Autores (alunos): Turma do 8º D
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Clique aqui para ver a fotografia original.
Memória descritiva:
Memória Descritiva
“Colhendo os Ventos”
Tema Problema:
- Falta de iluminação nas praias para caminhadas nocturnas.
Proposta de Projecto:
- Construção de mini-aerogeradores para transformar energia eólica em energia elétrica para alimentar os focos de iluminação.
Introdução:
A escola Sophia de Mello Breyner localiza-se no litoral onde o vento mais conhecido é a Nortada. Com a construção de mini-aerogeradores junto à praia onde o vento é mais forte, irá transformar-se a energia do vento em energia eléctrica, que iluminará o passadiço. O passadiço iluminado poderá incentivar as pessoas a caminhar à noite, o que contribuirá para a saúde e bem-estar da população de Arcozelo.
Procedimento Experimental:
Etapa 1: Medir a velocidade (m/s) do vento em diferentes troços da praia. Identificar os locais onde o vento é mais forte.
Etapa 2: Conceção e construção dos mini-aerogeradores.
Etapa 3: Apresentar o projeto na Junta de Freguesia de Arcozelo para propor a sua implementação.
Considerações Finais:
Esta foto reportagem foi realizada para divulgar este projeto que se está a realizar na nossa escola, mas que poderá servir de motivação para que outras escolas também procurem formas de rentabilizar as fontes de energia renováveis disponíveis, diminuindo assim a pegada carbónica das suas freguesias.