Edição 2015

Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Prática sustentável

Escola: Escola Básica São João de Deus (Montemor-o-Novo)
Autores (alunos): Iara Guazzelli, Lara Páscoa, Margarida Direitinho,
Prática sustentável

Clique aqui para ver a fotografia original.

Prática sustentável

Clique aqui para ver a fotografia original.

Prática sustentável

Clique aqui para ver a fotografia original.

Prática sustentável

Clique aqui para ver a fotografia original.


Memória descritiva:

Longe vai o tempo, em que lavar loiça só á mão era um trabalho com um consumo muito elevado de tempo. Contudo com o aparecimento da máquina de lavar loiça, tudo se tornou mais simples e rápido, apesar de ser um dos eletrodomésticos que mais energia gasta. Mas é mais sustentável para o planeta? E o impacto ambiental resultante do fabrico dessas máquinas?

No programa normal ou automático a máquina gasta, em média, 15 litros de água por ciclo, enquanto se lavar à mão, com enxaguamento incluído, utiliza uma média de 60 litros.

Alguns estudos indicam que a redução do consumo de água pode ser até seis vezes maior do que a lavagem manual-apesar de gastar mais energia.

 Mas para proteger o Ambiente hoje em dia a maioria das máquinas de lavar loiça existentes no mercado são classe energética A+ e até A++. Dada a sua evolução é possível que o seu consumo em termos de água e energia, seja mais reduzido.

Mas se o Planeta o preocupa, e é amigo do Ambiente, deve utilizar o programa Eco ou Bio, assumido como mais económico porque normalmente em relação ao principal poupa até 23% de energia por lavagem e a temperatura média da lavagem ronda os 45º. Apesar de ter uma lavagem mais demorada, poupa cerca de 2 litros de água por ciclo e se não utilizar a pré lavagem, pode até economizar mais. Mas, se pensa colocar maior quantidade de detergente do que a recomendada pelo fabricante, desista, porque não lava melhor a loiça, sai mais caro e causa mais poluição, por isso é melhor respeitar as doses do detergente.

Se quer continuar Amigo do ambiente, a utilização do programa meia carga, não é o mais indicado, pois gasta tanto como carga completa e se fizer duas meias cargas pode gastar mais do que uma.

Uma manutenção adequada aumenta o ciclo de vida deste eletrodoméstico. Mas se este avariar de vez, pode sempre recorrer aos ecocentros e a centros de receção para depositar o seu eletrodoméstico velho, não o abandone, porque a reciclagem é o seu novo caminho.

O Planeta agradece!