Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Energia: O Futuro

Escola: Escola Básica de Moure e Ribeira do Neiva (antiga EB 2,3 Prof. Amaro Arantes) (Vila Verde)
Autores (alunos): João Carlos Peixoto da Silva e Alexandre Correia da Silva

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

O objectivo deste vídeo é alertar as pessoas para a poupança da energia, uma vez que algumas das fontes são recursos finitos, além de poluírem.

Partiu-se da constatação de que a energia elétrica é usada de forma irrefletida, havendo maus hábitos no seu consumo doméstico, que é exagerado e que põe em causa o futuro: São as lâmpadas, são os aparelhos elétricos, domésticos e pessoais que se deixam ligados, quando se deviam desligar quando não estão em utilização.

O vídeo é um apelo à alteração destes maus hábitos.

No início do vídeo procurasse transmitir a ideia de algo ou alguém invisível (que somos todos nós) que suga toda a energia elétrica dos aparelhos.

A criança que foge para a floresta transmite a ideia da necessidade de preservação/conservação da energia necessária para manter o computador que leva nos braços. Há esse “algo ou alguém” voraz que o persegue.

Na fuga, acaba por cair e adormecer. Quando acorda, todos os seus aparelhos encontram-se sem energia. Foi consumida/gasta.

Em casa, com uma réstia de energia, decide investigar o que seria aquilo que o perseguia e descobre que se tratava de uns “monstros” (ser humano) que consumem energia desmesuradamente.

Chega à conclusão de que para sobreviver, tem de a usar racionalmente. Desliga todos os aparelhos eletrónicos e regressa à luz da vela.

Realizador: João Carlos Peixoto da Silva

Ator: Alexandre Correia da Silva (6º ano)