Edição 2015

Trabalhos Apresentados

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

A Escola e a Pegada Ecológica

Escola: Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto (Lisboa)
Autores (alunos): Mariana Marques, Nádia Branco e Dulce Meo (repórteres)

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Esta videorreportagem é o reflexo de um trabalho de campo que tenta compreender qual a pegada ecológica da escola e como se pretende reduzi-la. Envolveu alunos dos Cursos Profissionais de Técnico de Comunicação – Marketing, Relações Públicas e Publicidade, de Técnico de Audiovisuais e de Técnico de Fotografia. Integrado no plano de atividades extracurriculares da EPAD, e em simbiose com os fundamentos do Projeto Eco Escolas, o trabalho, que foi realizado ao longo do ano letivo, teve como principal objetivo desenvolver conteúdos redatoriais e audiovisuais que foquem a problemática do impacto do ser humano no planeta, procurando identificar problemas e soluções relacionados com e para a pegada ecológica da escola, sensibilizando os seus intervenientes diretos e indiretos. Para tal, foi implementado um inquérito anónimo junto de alunos, professores e funcionários, de forma a recolher dados que sustentem um estudo de hábitos, e realizadas entrevistas flash junto de alunos, bem como entrevistas a elementos do corpo docente e da Direção Pedagógica da EPAD, de forma a sustentar algumas ideias e promover a interação para a produção de material de reportagem. Quer os inquéritos, quer as entrevistas, serviram para lançar ações de investigação e mudança de comportamentos, sendo que os resultados serão publicados na “Grande Reportagem” do jornal da escola – insight@epad. Os inquéritos e as entrevistas aos alunos procuraram aferir o nível de conhecimento sobre ‘a pegada ecológica’, sobre alguns comportamentos gerais do quotidiano relacionados com o consumo de energias e hábitos ecológicos, e sobre a perceção acerca das ações que a escola tem vindo a desenvolver para a divulgação, sensibilização e implementação de atitudes mais ecológicas na vida escolar. As entrevistas aos docentes e ao corpo diretivo da escola tentou reunir opiniões sobre o papel da escola na implementação de atitudes e ações mais ecológicas, bem como na importância para a educação ambiental, procurando assinalar as mudanças que a EPAD tem implementado para reduzir a sua (possível) pegada ecológica e tornar-se numa escola mais nature friendly. Sendo um ponto de partida, este trabalho terá continuidade nos próximos anos letivos, onde se projeta um novo estudo para verificar alterações, bem como calcular a pegada ecológica da escola e a sua (possível) diminuição.

Ficha Técnica:
Título: A Escola e a Pegada Ecológica | Projeto de vídeorreportagem
Repórteres: Mariana Marques, Nádia Branco e Dulce Meo
Imagem e Som: Diogo Batista, Hugo Louro, Tiago Monteiro e Sebastião Pinto
Voz-off: Bruno Malaquias
Edição e Montagem: Luis Reis