Videoreportagens Apresentadas

1º Escalão (até aos 15 anos)

OMNIENERGIA ESAOF

Escola: Escola S/3 Arquitecto Oliveira Ferreira (Vila Nova de Gaia)
Autores (alunos): Daniela Silva, Inês Mesquita, Joana Silva, João Russo, Marta Pinto e Miguel Brandão

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:
  1. IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES.

Nome da escola: Escola S/3 Arquiteto Oliveira Ferreira

Professora coordenadora do projeto (C. F. Q.): Dulce Fernandes Rodrigues Carvalho

Alunos com 14/15 anos: Daniela Silva, Inês Mesquita, Joana Silva, João Russo, Marta Pinto e Miguel Brandão.

Colaboração da professora de TIC: Carla Garcia

Colaboração de diversos professores na monitorização de lâmpadas acesas em todas as salas de aula; chefe da secretaria e um funcionário auxiliar da função educativa, Sr. Manuel Martinho; aluno do curso profissional de Informática, Fábio Costa.

  1. MEMÓRIA DESCRITIVA
  2. Objetivo do projeto:

Na estratégia denominada de Iniciativa 20-20-20 foram estabelecidas várias metas para o ano 2020:

  • Redução de 20% na utilização de energia primária através do aumento de eficiência energética.
  • Redução de pelo menos 20% na emissão de GEE em relação às emissões de 1990;
  • 20% da energia consumida na União Europeia deverá provir de energias renováveis;

A Ominienergia Esaof pretende contribuir para o alcance destas metas tornando-a mais eficiente energeticamente, através da substituição gradual das suas lâmpadas fluorescentes por LED e pela integração de um sistema de minigeração de energia fotovoltaica, tornando-a, assim, mais sustentável em termos energéticos. Tornar-se-ia desta forma uma escola protectora de Gaia contribuindo para a redução da pegada de carbono, da redução gradual do mercúrio e fósforo e transformando-se numa oportunidade para solucionar o problema do amianto existente nas coberturas de fibrocimento, através da sua substituição.,

 

Pela necessidade da diminuição de GEE emitidos pelas centrais termoeléctricas e pela convenção Minamata, que estabeleceu o banimento do mercúrio, especialmente contido nas lâmpadas fluorescentes e usadas na ESAOF, levou-nos ao estudo da possibilidade da sua eventual substituição por lâmpadas LED. Impunha-se, contudo, uma avaliação uma vez que as LED são ainda muito caras. O estudo começou pela monitorização de lâmpadas acesas em todas as salas, tendo-se concluído que são as salas de aula que mais consumo têm. Fez-se um levantamento de tipos e preços de lâmpadas LED de fornecedores locais e da net. Estas medidas farão com que o consumo energético e custo monetário diminuíam. O preço final a pagar pela conta da luz poderá ser diminuído por uma nova atuação na política económica do governo.

Fez-se o estudo da minigeração utilizada pela Parque Escolar tendo-se concluído que a energia solar será a única aconselhável para ser utilizada na ESAOF. A empresa SolarProject concedeu-nos uma entrevista, no dia 21 de maio, na qual apresentou duas propostas de fornecimento e instalação de sistemas fotovoltaico: minigeração e autoconsumo, tendo como base o consumo energético actual da ESAOF.

A empresa SkinEnergy, através do Sr. Arquiteto Sousa, concedeu-nos uma entrevista no dia 13 de Abril. O revestimento de qualquer edifício é normalmente estático, de função meramente estética e de protecção. O Skinenergy criou um revestimento que tem estas funções e simultaneamente é capaz de produzir energia eléctrica, a partir de células fotovoltaicas incorporadas num sistema piezoelétrico. Gera, assim, energia eléctrica durante 24h.

 

 O preço e produção de energia são semelhantes aos painéis fotovoltaicos da SolarProject. Esta empresa interrogada sobre este projecto achou-o brilhante; assim, concluímos que embora a SkinEnergy esteja em fase de estudo e patenteamento dos seus materiais, poderá ser a solução energética mais adequada, uma vez que produz energia durante 24h e, assim, o próprio painel poderá ser pago muito mais rapidamente. Uma vez que as coberturas da nossa escola são de fibrocimento e contendo amianto, estas poderiam ser substituídas pelo revestimento da SkinEnergy.

Concluímos no final do projecto que a ESAOF se tornará mais amiga do ambiente, mais eficiente em termos energéticos e economicamente sustentável.

A apresentação do projeto foi realizada no dia 6/06/13, no auditório da escola S/3 Arquiteto Oliveira Ferreira e assistiram 100 alunos, de turmas do 7º, 8º, 9º 10 e 12º. Esteve presente a Srª Diretora Natividade Ferra, assim como a coordenadora do projeto Eco Escolas, Paula Ferreira, assim como diversos professores que acompanharam as turmas. Toda a comunidade escola, teve acesso ao projecto através da projecção do vídeo na sala de apresentação do projecto eco Escolas, na semana cultural (6 de junho). Todo o trabalho fica disponível no blog (ominienergiadaesaof.blogspot.com) criado para o efeito e que ficará na página da escola da ESAOF.

 

Toda a documentação presente no vídeo foi autorizada pelas empresas supracitadas e pela SIC.

 

Coordenadora do projeto: Dulce Fernandes Rodrigues Carvalho.

 

 


Ficheiros: