Trabalhos Apresentados

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

Energy in your life

Escola: Escola Secundária de Alves Redol (Vila Franca de Xira)
Autores (alunos): Diogo Seabra, Iagor Souza, Joana Nogueira e Tiago Canadinhas

Clique aqui para ver o vídeo na página do Vimeo.


Memória descritiva:

Eco-repórter da energia

Vídeo reportagem – Energy in your life

 

Escola: Agrupamento de escolas Alves Redol - Escola sede: Escola Secundária Alves Redol, Rua da República, Encosta do Monte Gordo 2600-065 - Vila Franca de Xira

Professor responsável: Marco Amaral

Alunos: Diogo Seabra, Iagor Souza, Joana Nogueira e Tiago Canadinhas

 

Estando a nossa escola integrada no programa Eco-escolas, foi lançado pelo coordenador do projecto – prof. Luís Bogalho, o desafio de construção de um vídeo para o concurso Eco-repórter da energia.

Aceite o desafio, foram reunidas algumas ideias sobre o possível tema a abordar na reportagem. Dado que a escola desenvolveu e participou num projecto Comenius (Energy in your life) que visava a análise e implementação de soluções associadas à poupança de energia, decidiu o grupo de trabalho abordar esse tema.

Algumas das tarefas desenvolvidas para preparação do vídeo, constaram de:

-  Contacto com professores e alunos envolvidos no projecto Comenius;

-  Análise do propósito do projecto;

-  Análise dos dados das medições dos gastos de energia realizadas em habitações próprias e na escola;

-  Análise da solução implementada para diminuição dos gastos de energia na escola - sensores de presença e movimento instalados nos corredores mais movimentados da escola.

Estas tarefas estiveram a cargo dos alunos Joana Nogueira e Tiago Canadinhas.

Algumas das tarefas desenvolvidas para a construção do vídeo, constaram de:

-  Filmagem de entrevistas;

-  Filmagem de espaços da escola;

- Filmagem da utilização dos sensores de presença e movimento;

-  Edição e pós-edição do vídeo com recurso a ferramentas como Adobe Photoshop, Adobe Premiere, Adobe Audition, Adobe After Effects e Sony Vegas.

Estas tarefas estiveram a cargo dos alunos Diogo Seabra e Iagor Souza.

O resultado do trabalho pode ser consultado em: http://vimeo.com/96750366