Edição 2015

Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

“BioPower – 100% Ecológico, 100% Nacional”

Escola: Escola Básica António Alves Amorim (Santa Maria da Feira)
Autores (alunos): Sofia Castro | Rita Tavares | Rute Morais | Cláudia Tavares | Catarina Macedo Denise Brandão | José Coval | Leonardo Rocha
“BioPower – 100% Ecológico, 100% Nacional”

Clique aqui para ver a fotografia original.

“BioPower – 100% Ecológico, 100% Nacional”

Clique aqui para ver a fotografia original.

“BioPower – 100% Ecológico, 100% Nacional”

Clique aqui para ver a fotografia original.

“BioPower – 100% Ecológico, 100% Nacional”

Clique aqui para ver a fotografia original.

“BioPower – 100% Ecológico, 100% Nacional”

Clique aqui para ver a fotografia original.

“BioPower – 100% Ecológico, 100% Nacional”

Clique aqui para ver a fotografia original.


Memória descritiva:
1. O trabalho foi desenvolvido no âmbito de uma visita de estudo realizada em maio, pelos elementos do clube do jornal escolar “O Rolhinhas” às instalações da empresa Ibero Massa Florestal, situada em Ul – Oliveira de Azeméis, responsável pela produção do primeiro carvão nacional 100% ecológico. A visita de estudo pretendeu despertar sensibilidades para as questões da energia, recursos naturais, produção de energias limpas, carvão, desflorestação, biomassa, CO2 na atmosfera. Em paralelo, pretendeu-se estimular e desenvolver o gosto pela fotografia e o trabalho jornalístico no âmbito da reportagem.
2. Para a preparação da visita foi proposto aos alunos que lessem e investigassem sobre o tema. Foram-lhes fornecidas pistas para pesquisa cruzada (palavras-chave “energia”, “carvão vegetal”, “biomassa”, “espécies vegetais infestantes”, “Gases com efeito de estufa”, “sustentabilidade energética e ambiental”, e “reportagem”, “fotorreportagem”), e links com informação útil, para além do site da empresa.
3. Com a ajuda dos professores de Ciências Naturais, Educação para a Cidadania e do Coordenador do Jornal Escolar, foi analisado e discutido o material mais relevante recolhido pelos alunos, para a contextualização do problema.
4. Posteriormente, foram definidas questões a colocar durante a visita de estudo, preparado o material e a estratégia para recolha de depoimentos e imagens e definidas funções entre os vários participantes: tomada de notas de entrevista, captação imagens em suporte de vídeo e em suporte fotográfico.
5. Durante a visita à IMF foi aplicado o plano definido.
6. Do material recolhido, os alunos selecionaram as imagens mais adequadas tentando criar uma linha narrativa capaz de contar a história da visita, do que aprenderam com ela e, sobretudo, de informar os leitores. Os vídeos e as notas recolhidas ajudaram à elaboração das legendas para cada foto ou fotomontagem.
7. Os alunos sugeriram a composição de imagens através de fotomontagem uma vez que, na sua opinião, apenas seis imagens simples eram insuficientes para descrever a riqueza da visita e da interessante experiência que viveram.
8. As imagens finais, integrando as legendas, foram editadas com recurso ao PowerPoint. Foi gravada uma cópia em formato de exibição e outra em Pdf.