Videoreportagens Apresentadas

1º Escalão (até aos 15 anos)

O que é Energia Eólica?

Escola: Escola EBI/JI Prof. Dr. Ferrer Correia (Miranda do Corvo)
Autores (alunos): Ana Raquel Rodrigues Silva, Andreia Filipa Ribeiro dos Santos e Cláudia Patrícia da Silva Lucas.

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Esta reportagem foi realizada por três alunas do 5º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Educação Tecnológica.

As alunas começaram por efetuar várias pesquisas, tanto na Internet como na biblioteca escolar, das quais retiraram e resumiram as ideias essenciais sobre o assunto que escolheram – Energia Eólica.

O local escolhido para as filmagens foi a própria sala onde é lecionada a disciplina de Educação Tecnológica e a biblioteca da escola. O cenário está decorado com vários cata-ventos realizados por todos os alunos da turma. As filmagens foram realizadas durante as aulas, em duas sessões, com a importante ajuda dos seus colegas de turma.

No final resultaram cerca de trinta minutos de filme, que foi revisto e montado com a ajuda do professor Manuel Cunha. Na montagem do filme as alunas utilizaram o programa "Windows Movie Maker". Embora tenham conseguido apresentar a maioria da informação que entenderam necessária para que a sua reportagem tivesse sentido, o filme excedeu os 3 minutos que era o estipulado pelo concurso, tendo ficado com 5 minutos e 27 segundos.

O trabalho final foi apresentado às turmas do 2º ciclo no Dia da Energia.


Ficheiros: