Trabalhos Apresentados

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

Painéis Solares

Escola: OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres (Santo Tirso)
Autores (alunos): André Faria, Maria Beatriz Couto, Leonardo Vilaça, Magalie Ribeiro, Daniela Campos, Susana Moutinho, Diogo Moreira, Cristiano Costa,

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

A partir do módulo em estudo foi-nos proposto um trabalho “Eco- Repórteres”, em que tratamos o tema das energias renováveis, aprofundando apenas o subtema dos painéis fotovoltaicos.

Sendo que com este trabalho tínhamos o objetivo de mostrar as vantagens e as desvantagens da utilização de energias renováveis, mais concretamente, painéis fotovoltaicos. 

Tentamos fazer com que este tema fosse mais direcionado para um público com idades compreendidas entre 15-60 mais anos, ou seja, para a jovens, adultos e idosos. 

O nosso grupo não se diferencia muito dos outros, porque todos falaram sobre basicamente o mesmo- Painéis Fotovoltaicos. Só as empresas eram diferentes. E talvez sejamos diferentes na maneira como nos relacionamos enquanto grupo.

Na pré-produção, fizemos uma pesquisa sobre as várias empresas que existiam na área de energias renováveis, e que fosse relativamente acessível o transporte. Encontramos varias, e delineamos vários planos, caso algum não funcionasse. Até que depois, de contactarmos as empresas nas quais estaríamos interessados em fazer uma reportagem, escolhemos a Serginor. Decidimos o dia com a empresa, tratamos do material, dos textos, fizemos um pequeno projeto de como iria ser a reportagem. Uns dias mais tarde, passamos então para a produção, e fomos até ao local. Gravamos na empresa, mas de seguida fomos para a rua fazer umas poucas perguntas, a quem poderíamos encontrar. Foram feitas 2 a 3 perguntas a cada pessoa, sendo que algumas delas não responderam. Acabadas as filmagens, tratamos da pós-produção, na qual nem todos os membros do grupo participaram. Na pós-produção, tratamos dos cortes de imagens, de sons, e de montar o projeto, o qual idealizamos.