Trabalhos Apresentados

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

Eco-Casa

Escola: OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres (Santo Tirso)
Autores (alunos): Ricardo Geraldes, Pedro Dias, Claudia Sampaio, Nuno Matos, Tiago Coelho, Bruno Neto, Catarina Oliveira, Diogo Tomás

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Trata-se de uma reportagem sobre a influência da energia solar nos painéis fotovoltaicos onde foram entrevistadas pessoas que possuem painéis solares nas suas casas e que falam sobre os benefícios desses mesmos. É também entrevistado um perito no assunto, dono da empresa Altechen, que dá formação sobre a energia fotovoltaica e que responde a algumas perguntas.

Procuramos escolher um tema que está presente cada vez mais na vida dos portugueses e assim explora-lo. É um trabalho em que foram utilizadas várias técnicas de televisão, o trabalho foi bem pensado, apresenta boa qualidade tanto de imagem como de áudio.

O grupo reuniu-se nas aulas para tratar de todas as partes da pré-produção, contactamos a dona de uma empresa que fabrica painéis fotovoltaicos para podermos tirar alguns planos mas não obtivemos resposta. Sendo assim tivemos de recorrer a um plano B, cada membro do grupo ficou encarregue de arranjar uma pessoa que possuísse painéis solares em sua casa e outra que tivesse uma espécie de loja/empresa relacionada com o tema. Depois conseguimos arranjar o pessoal preciso para entrevista e então as tarefas de pré-produção até pós-produção foram distribuídas pelos elementos do grupo. Cada um dos elementos cumpriu a sua parte e foram divididos em equipas de filmagens.