Videoreportagens Apresentadas

1º Escalão (até aos 15 anos)

A energia em São Jorge

Escola: Escola EBI da Vila do Topo (Calheta (Açores))
Autores (alunos): Carlos Silva e Liliana Flores

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Nomes dos concorrentes: Carlos Silva e Liliana Flores, 5.º Ano de escolaridade

Professores Responsáveis: Marília Soares e David Couto

Descrição da forma como o trabalho foi elaborado:

O concurso Eco-repórter da energia foi apresentado aos alunos e professores da EBI da Vila do Topo pela professora Marília Soares, coordenadora do projeto Eco-escolas, no dia 21 de março no decorrer da atividade “Festa da Primavera”.

O professor David Couto deu seguimento à iniciativa nas aulas da Oficina de Informática durante a abordagem do capítulo de edição de vídeo no Windows Live Movie Maker.

Após a explicação do regulamento e recordados alguns conteúdos sobre a temática Energia, propôs-se que os alunos elaborassem o vídeo em trabalho de pares. Assim, iniciaram o trabalho pela recolha de informações na Internet, definiram o tema concreto que pretendiam desenvolver e partiram para a planificação das tarefas.

Posto isto, os alunos realizaram a entrevista e filmagens após o horário escolar. Utilizaram o site oficial da Empresa de Eletricidade dos Açores para obterem informações sobre as fontes de energia utilizadas na produção de eletricidade local. A edição do vídeo foi feita durante as aulas.

O vídeo foi revisto pelo professor que sugeriu a redução do tempo de apresentação do texto e das animações, bem como a remoção ou suavização de pequenas partes da filmagem, onde existia demasiado ruido do vento.

A temática do vídeo é abrangente, parte da análise crítica da forma como é produzida a eletricidade na ilha de São Jorge, é sugerida a utilização de mini-hídricas para aproveitamento do caudal das ribeiras, e por fim, são apresentadas algumas medidas de poupança de energia, fazendo um apelo à contribuição de todos nós.

 

 

Vila do Topo, 27 de maio de 2013

 

 

 

Marília Soares e David Couto


Ficheiros: