Videoreportagens Apresentadas

1º Escalão (até aos 15 anos)

ECO-EBIT investigando sobre a energia

Escola: Escola EBI da Vila do Topo (Calheta (Açores))
Autores (alunos): Pedro Cabral e Marco Dinarte Oliveira

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Nomes dos concorrentes: Pedro Cabral e Marco Dinarte Oliveira, 5.º Ano de escolaridade

Professores Responsáveis: Marília Soares e David Couto

Descrição da forma como o trabalho foi elaborado:

O concurso Eco-repórter da energia foi apresentado aos alunos e professores da EBI da Vila do Topo pela professora Marília Soares, coordenadora do projeto Eco-escolas, no dia 21 de março no decorrer da atividade “Festa da Primavera”.

O professor David Couto deu seguimento à iniciativa nas aulas da Oficina de Informática durante a abordagem do capítulo de edição de vídeo no Windows Live Movie Maker. Após a explicação do regulamento e recordados alguns conteúdos sobre a temática energia, propôs-se que os alunos elaborassem o vídeo em trabalho de pares. Assim, iniciaram o trabalho com a recolha de informações na Internet, definiram o tema concreto que pretendiam desenvolver e partiram para a planificação das tarefas.

Posto isto, realizaram a entrevista e filmagens após o horário escolar. A entrevista foi realizada ao irmão mais velho do aluno Pedro Cabral, que é finalista do Curso de Especialização Tecnológica em Energias Renováveis. A edição do vídeo foi desenvolvida durante as aulas. Finalizado o vídeo pelos alunos, foi revisto pelo professor, havendo apenas necessidade de alertar no que respeita à duração do mesmo – inicialmente excedia os três minutos. A publicação no youtube foi feita autonomamente pelo aluno Pedro Cabral.

A temática do vídeo está mais centrada na utilização dos painéis solares, no entanto, não deixa de ser feita uma análise da forma como atualmente é produzida a eletricidade na ilha de São Jorge e apresentadas algumas medidas de poupança de energia em prol da proteção do ambiente.

 

 

Vila do Topo, 27 de maio de 2013

 

 

 

Marília Soares e David Couto

 

Professora respons

 


Ficheiros: