Edição 2015

Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

O idílico Marnel

Escola: Escola EB 2,3 de Valongo do Vouga (Águeda)
Autores (alunos): 9º ano

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

A elaboração do concurso Eco-Reporter da Energia 2015 seguiu a seguinte metodologia:

•          Foi feita a divulgação do concurso Eco-Reporter da Energia 2015 a todos os alunos do 9º ano através da amostragem do flyer do Abae. Os alunos turma do 9º B, João Duarte, Beatriz Olaio e Mariana Santos que também fazem parte do conselho Eco-Escolas, manifestaram interesse em “abraçar” este desafio. O interesse e empenho levou-os logo à etapa seguinte.

•          A aluna Mariana Santos sugeriu que o trabalho de reportagem fosse o Rio Marnel, apresentando como argumento o facto de este ter sido já alvo de investigação na área da proteção através da adesão ao Projeto Rios. Por outro lado. Trata-se de um rio da nossa região com algum caudal e é uma das belezas naturais cuidada e de grande beleza para a zona. Sugestão aceite por todos.

•          De seguida investigou-se sobre a importância deste rio tendo-se concluído que tem sido alvo de intervenção na área da proteção e embelezamento por parte da Junta de Freguesia de Valongo do Vouga, nomeadamente na sua reflorestação e criação de trilhos “Levadas”. Ficaram também a saber que este é um importante recurso hídrico da região de Águeda. Contudo, devido à sua pequena dimensão, a sua energia hídrica não é aproveitada em larga escala. Mas mesmo assim, gera a energia que move as emblemáticas noras de Águeda.

•          Partiu-se de seguida para o reconhecimento de uma parte deste rio, localizado na região de Valongo do Vouga, onde foram recolhidas as respetivas imagens e feito as gravações do filme. Aproveitou-se para ir ver as emblemáticas noras de Águeda movidas com a energia hídrica do rio Marnel.

•          Após o trabalho de campo, e já na sede do Agrupamento de Escolas de Valongo do Vouga, a equipa de alunos elaborou a photo Story e a montagem do vídeo.

 

Arrancada do Vouga, 29 de maio de 2015

Professor, Rui Manuel Ferreira Calhau