Videoreportagens Apresentadas

1º Escalão (até aos 15 anos)

Eco-Repórter na Frei Caetano Brandão

Escola: Escola Frei Caetano Brandão (Braga)
Autores (alunos): Ana Assunção Ferreira Moreira, Ana Rita Ferreira Gomes, Maria Carolina Morais Soares, Maria da Conceição Dias Rodrigues, Pedro Diogo da Silva Coelho, Xia Haojie

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

O desafio deste concurso foi lançado aos alunos do Clube Europeu, que desenvolvem um projeto na área da Educação Ambiental. Estes alunos pertencem ao Conselho Eco-Escolas da EB 2/3 Frei Caetano Brandão.

Inicialmente foram desenvolvidas atividades de pesquisa sobre a temática da energia, nomeadamente, sobre redução dos consumos. Posteriormente os alunos elaboraram um guião. Em articulação com a Oferta de Escola, que consiste em Tecnologia da Imagem, foram abordadas as técnicas de gravação de imagem, som e montagem de vídeo.

As filmagens decorreram no espaço da escola. Os alunos do Clube foram os  protagonistas. Optaram por fazer uma reportagem na qual apresentassem as diversas intervenções levadas a cabo, conducentes a uma racionalização da energia. Inclusive convidaram técnicos, que foram auscultados no sentido de apresentar propostas de intervenção com vista a aumentar a eficiência energética da escola.


Ficheiros: