Edição 2016

Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

As Energias Renováveis "A Vantagem da Energia Eólica".

Escola: Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire (Estarreja)
Autores (alunos): Adriana Raquel Costa e Mariana Figueiredo (alunas do Clube Eco Escola da escola Básica Padre Donaciana de Abreu Freire- Estarreja

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

O projeto "Jovens Repórteres de Energia" foi desenvolvido com o grupo de alunos que integram o Clube Eco Escola da Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire. Para a realização deste projeto houve a necessidade, de promover nos alunos um espírito de curiosidade em torno do tema em questão as “Energias Renováveis”, visto os mesmos não terem consciência da realidade envolvente. Assim, em grande grupo os alunos optaram por fazer uma pesquisa sobre as Energias Renováveis, as suas vantagens e desvantagens. A aluna Adriana Costa teve a iniciativa de dar uma sugestão: porque não aproveitar o conteúdo abordado em Educação Tecnológica - a Energia Eólica e o aproveitamento dos cataventos executados pela turma, servindo estes de cenário para fazer a nossa reportagem? Todos os alunos envolvidos no eco repórter gostaram da ideia e lançaram-se á filmagem.

O vídeo trata um documentário, lido pela “eco repórter” Adriana Costa, onde reporta um texto sobre a Energia Eólica e as suas vantagens para o meio Ambiente. Um incentivo e um apelo para o uso desta energia renovável e limpa na região onde fica localizada a nossa escola.