Videoreportagens Apresentadas

1º Escalão (até aos 15 anos)

O MEU DIA ANTI ECOLÓGICO... ATREVES-TE?

Escola: ATL das Escolas EB1 nº1 Belas e EB1 /JI Fonteireira (Sintra)
Autores (alunos): MAFALDA AZEVEDO E DIOGO SOUSA

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Temas abordados: Mobilidade Sustentável, Transportes, Energia, Residuos, Água, Agricultura Biológica

Este trabalho foi mais um realizado pela ECOBELAS TV, uma dinâmica existente na nossa entidade desde 2010. Teve a participação do aluno Diogo Sousa e Mafalda Azevedo, a técnica Silvia Pinto e as familias das crianças.

Pretendemos com esta reportagem mostrar o dia a dia de uma criança e sua familia, NADA amiga do ambiente onde a preocupação de preservar o ambiente NÃO é uma prioridade. Definiu-se selecionar duas crianças de 4º ano finalistas da escola e que fossem umas dos principais participantes nos projetos ambientais da nossa entidade.

Estudámos quais as "etapas" que uma criança caminha desde que acorda até que se deita ao final do dia, criando assim as atitudes mais relevantes de serem partilhadas com a comunidade. Foram definidas: preparação do pequeno almoço (energia), lavagem dos dentes (água), preparação do lanche (residuos e água), ir a pé para a escola (transporte e mobilidade sustentável), tratar da horta (agricultura biológica), separação de residuos (residuos e água), realizar compras (residuos), desligar a televisão (energia).

Depois atribuimos às familias a responsabilidade de realizar as filmagens referentes às atitutes realizadas em casa e no supermercado. As restantes ficaram à responsabilidade da técnica da nossa entidade.

Com as filmagens feitas, a técnica e as crianças construiram o video com a introdução de falas com conteúdo pedagógico, onde mesmo pelo negativo e indiretamente, vários comportamentos que podemos ter como forma de preservação da natureza.

Por ultimo, referência para a expressão "atreves-te?". Ela é fundamental pois carateriza o conceito que pretendemos promover junto das crianças, familias, comunidade: o poder de mudar está em cada um de nós!


Ficheiros: