Trabalhos Apresentados

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

Resíduos: Lixo ou Energia?

Escola: Escola Profi. Agrícola Fernando Barros Leal (Torres Vedras)
Autores (alunos): Turma do 3º Ano do Curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:
No âmbito da disciplina de Ambiente e Desenvolvimento Rural, no dia 4 de Novembro de 2014 os alunos do 3º ano do curso Técnico de Turismo Ambiental e Rural da Escola Agrícola Fernando Barros Leal, realizaram uma visita de estudo à Central de Tratamento de Resíduos da empresa Valorsul em São João da Talha.
 
Esta visita de estudo surgiu no decorrer do módulo 5 - Ambiente e Recursos Naturais e teve como objetivo mostrar aos alunos como funciona a incineração de resíduos e possíveis vantagens que este tipo de tratamento de resíduos pode trazer. Para além disso também assistiram a uma sensibilização para a necessidade de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos sólidos urbanos, dando-lhes a conhecer os benefícios ambientais. A ValorSul apresentou ainda os vários tipos de tratamentos dados aos resíduos caso não seja possível aplicar a regra dos 3R´s.
 
Visto que o tema se enquadra no desafio eco-repórter da energia, aceitamos o desafio e decidimos participar. Desta forma, podemos dar a conhecer esta empresa como um exemplo a seguir.
 
Runa, 30 de Maio de 2014
 
A professora Vera Sousa