Videoreportagens Apresentadas

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

MICROGERAÇÃO na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa… …uma boa aposta?

Escola: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)
Autores (alunos): Ana Catarina Neto, Andreia Carreiro, David Costa, Margarida Sousa e Rafaela Oliveira

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

 

No âmbito da unidade curricular de Estágio em Saúde Ambiental I, do 3.º Ano do Curso de Licenciatura em Saúde Ambiental, um grupo de estudantes (Ana Catarina Neto, Andreia Carreiro, David Costa, Margarida Sousa e Rafaela Oliveira) desenvolveu um trabalho onde tentou identificar eventuais formas de diminuir a dependência da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) de entidades externas, naquilo que diz respeito ao fornecimento de energia elétrica.

O trabalho académico acabou por dar azo a uma pequena peça jornalística como forma de dar a conhecer a eventual possibilidade de se vir a adotar a solução que melhor se adequada às condições a que o edifício da ESTeSL se encontra exposto. Identificou-se, dentro daquilo que é a microgeração, a instalação de painéis solares fotovoltaicos como a solução mais viável, considerando o espaço disponível na cobertura do edifício, assim como a exposição solar que se verifica ao longo de todo o ano.

A microgreração fotovoltaica, tal como indicado na peça, é a produção de energia elétrica, pelo próprio consumidor, através da captação da radiação solar por um conjunto de painéis solares fotovoltaicos.

Os estudantes criaram então o guião para a pequena reportagem e assumiram o papel de Eco-Repórter da Energia, assim como de entrevistados, apresentando alguns dos fatores mais relevantes para que a microgreração fotovoltaica seja considerada uma boa aposta!


Ficheiros: