Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Foto-Reportagem ESAP

Escola: Escola S/3 de Adolfo Portela (Águeda)
Autores (alunos): Turma 7ºC - 2013/14
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Memória descritiva:

FOTO 1- Combate ao crime ecológico Recipientes para recolha dos resíduos da comunidade escolar nos seus consumos diários, disponíveis no átrio do Bloco B da Escola Secundária Adolfo Portela. Nos átrios dos restantes blocos que constituem a escola existem, bem visíveis e com slogans apelativos, recipientes semelhantes, o mesmo acontecendo nos espaços exteriores deste estabelecimento de ensino, onde se localiza o ecoponto. Estes ecopontos artesanais foram construídos pelos alunos, numa das campanhas de sensibilização e prática de proteção do meio ambiente e preservação da Natureza, que ocorrem com frequência nesta escola e têm boa recetividade por parte dos alunos. Esta é uma forma de motivar para o «combate ao crime ecológico» e desenvolver comportamentos racionais.

FOTO 2 – Painéis coletores solares Aproveitamento da energia solar Os quatro painéis solares da fotografia estão instalados no telhado da ESAP, sobre o refeitório, e têm como objetivo suprir algumas das necessidades energéticas da confeção das refeições servidas à comunidade escolar, assim como da manutenção da cozinha. Desta forma, através do aproveitamento da energia solar, consegue-se o aquecimento das águas usadas na cozinha do refeitório, bem como da água utilizada nos banhos dos alunos aquando das aulas de Educação Física. Pensa-se, a curto prazo, apostar num reforço desta forma de produzir energia.

FOTO 3 - Tetos dos pavilhões Iluminação natural Tendo em vista potenciar a luz natural, parte dos tetos dos três blocos da escola foi substituída por coberturas transparentes. Além disso, a cobertura instalada facilita o aquecimento natural no inverno, gerando uma espécie de efeito de estufa. No átrio dos blocos existem plantas que também usufruem deste recurso. Desta forma, evitam-se gastos energéticos excessivos, beneficiando-se a economia em todos os domínios, e um favorecimento da estética. A fotografia é ilustrativa desta situação.

FOTO 4 - Torneira temporizada Redução dos gastos de água A torneira representada na fotografia funciona com um sensor e um fluxo de água ajustado. O tempo de saída de água está ajustado ao estrito uso por parte do utilizador e o fluxo de água é apenas o necessário para uma higiene racional. Embora nem todas as torneiras da escola tenham sido ainda substituídas, devido ao custo que comportaria uma substituição geral, aos poucos (à medida das possibilidades financeiras), a ESAP tem vindo a adotar este procedimento e pretende dar-lhe continuidade.

FOTO 5 – Série de leds instalada no polivalente Iluminação do Polivalente A iluminação da ESAP tem vindo a sofrer alterações. Uma forma de o fazer é a representada na foto. Esta apresenta o teto do polivalente com iluminação led. As lâmpadas tradicionais foram a seu tempo substituídas por lâmpadas economizadoras. No momento presente, está a fazer-se uma nova substituição por leds. Ainda há muito a fazer nesta área, no entanto continuar-se-á a investir nesta maneira de evitar gastos energéticos desnecessários, poupando o meio ambiente e protegendo a Natureza.

FOTO 6 – Espaços exteriores Espaços exteriores de lazer e convívio verdes A ESAP privilegia uma cultura de aproveitamento saudável e agradável dos espaços exteriores, visando chamar a atenção dos alunos para a importância do contacto com a natureza e usufruto dos espaços exteriores. Neste contexto, estes espaços possuem canteiros com plantas e flores, relvado, árvores e materiais, que permitem o convívio, o ludismo e o exercício físico, numa comunhão apelativa. Assim, pensa-se incentivar o gosto pela preservação da Natureza e ocupação racional do meio ambiente, gerando comportamentos de respeito pelo planeta, que certamente terão consequências também noutras áreas, numa perspetiva global de cidadania.

Memória descritiva A turma C do 7º Ano da Escola Secundária Adolfo Portela, Águeda, quis saber se o lema da sua escola é «Poupar para Ganhar um Planeta Melhor com Gente Mais Feliz».

                Tendo em vista cumprir este objetivo, realizou várias atividades, distribuindo tarefas, tendentes a recolher dados que pudessem responder à questão colocada.

                O resultado foi bastante interessante, visto que se aprofundou o tema e se verificou que a escola, de um modo geral, está consciente do papel de cada um de nós e da instituição na proteção do planeta e tem posto em prática diversas medidas que demonstram o empenho nos comportamentos racionais.

                Assim sendo, pode concluir-se que os repórteres trabalharam de modo muito positivo e todos ficamos felizes com as respostas que obtivemos.

                Muito há ainda a fazer e esta é uma tarefa que nunca se esgota, por isso, não ficaremos por aqui...