Videoreportagens Apresentadas

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

Estudo de Opinião, CisaveTV-hábitos de consumo

Escola: Escola Profi. Cisave/ ACIG (Guimarães)
Autores (alunos): 10º e 11º anos de comunicação e 11º ano de Vendas

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Identificação da escola: Escola Profissional Cisave-Professor responsável: Regina Leal-Turma envolvida: 10º e 11º anos de comunicação e 11º ano de Vendas - Com a participação dos formandos neste concurso, pretendeu-se alertá-los para a realidade que os rodeia e levá-los a perceber que os cidadãos, consoante as faixas etárias, têm preocupações diferentes sobre hábitos de consumo, principalmente na situação que o país atravessa. O trabalho realizado permitiu, simultaneamente, desenvolver competências nas áreas da multimédia, produção visual e escrita, bem como no domínio das TIC, para além de promover a comunicação e interação com a comunidade local.Deste modo, os alunos do 10º ano de Comunicação com a colaboração e orientação da professora Regina Leal da disciplina de Português, após constatação dos temas sugeridos para o desenvolvimento do trabalho, decidiu-se por “Hábitos de Consumo”, devido à situação económica do país, ao aumento dos impostos e do desemprego e aos cortes no orçamento familiar são obrigadas a fazer. Os alunos em questão construíram um inquérito sobre o tema definido/selecionado, com o apoio da professora, para ser aplicado à comunidade vimaranense. Após a conclusão deste, partiram para o momento prático, ou seja, a aplicação do inquérito com cerca de 150 exemplares que foram distribuídos pelos jovens. Durante a aplicação dos inquéritos um colega de turma procedeu ao registo em vídeo. Concluído este momento, houve a necessidade de efetuar o tratamento dos inquéritos. Para tal, contou-se com a colaboração dos formandos do 11º ano de Vendas, sob orientação do professor da disciplina de Economia, Filipe Vinagreiro.Posteriormente, o professor Alexandre Perdigão da disciplina de Audiovisual e a aluna Helena Cardoso do 11º ano de Comunicação procederam à edição da reportagem “Estudo de Opinião, CisaveTV-hábitos de consumo”, onde estão contemplados as imagens da aplicação dos inquéritos e os gráficos resultantes do tratamento de dados. A reportagem tem como voz off a da aluna mencionada, que vai descrevendo/analisando a informação apresentada nos gráficos.Concluído todo este trabalho/projeto, os formandos, através dos inquéritos, verificaram que: a maioria dos vimaranenses inquiridos efetua as suas compras mediante as necessidades diária; procura comprar produtos considerando o binómio preço/qualidade; tem uma grande preocupação ambiental, quer com a compra de eletrodomésticos de maior eficiência energética quer com o uso de lâmpadas de baixo consumo, entre outras questões de resposta fechada.


Ficheiros: