Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Eco-repórter - Pegada Ecológica

Escola: Colégio Miramar (Mafra)
Autores (alunos): Rafaela Fernandes, Mafalda Fernandes, Carolina Roque, Beatriz Katzenstein, Bruna Perpétuo, João Tomás, João Prazeres, João Lopes, Alexandra Leitão, Frederico Salvador

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

O projeto “Eco-repórter da Energia” concretizado passou por várias fases, sendo a primeira de todas, a escolha do tema a desenvolver no âmbito do projeto. O projeto foi numa primeira instância apresentado à turma, tendo sido apresentado os objetivos presentes no folheto informativo da atividade e, colocado à escolha dos alunos o tema que lhes despertava um maior interesse. Após esta primeira apresentação, foi realizada uma “viagem” com o objetivo de pesquisa pelo site do projeto, por forma a que os alunos pudessem aceder a um maior número de informações possíveis sobre o tema selecionado. Finalizada a pesquisa, iniciou a escolha do tema, o qual foi a “Pegada Ecológica”. Terminada a fase de escolha foi feita uma pesquisa na internet sobre o tema e o que se poderia fazer no âmbito do mesmo. Os alunos pesquisaram toda a informação que consideraram pertinente para a compreensão do tema, bem como para concretizarem o mesmo. Numa fase seguinte selecionou-se uma série de questões, tendo como base questões elaboradas pela Quercus, a aplicar aos alunos da escola. De seguida, foram delineadas as estratégias a realizar, por forma a concretizar o trabalho. os alunos decidiram aplicar o conjunto de questões, em forma de inquérito, a uma amostra aleatória de alunos, tendo optado por selecionar 3 alunos por turma. Durante uma tarde, os alunos percorreram as quarenta turmas da escola, aplicando os questionários aos alunos, iniciando sempre com uma apresentação do projeto em que estavam inseridos. Após a aplicação dos inquéritos, os alunos analisaram os mesmos, somando os pontos correspondentes às questões aplicadas, por forma a calcularem a pegada ecológica de cada aluno. Da mesma forma elaboraram gráficos que apresentavam o valor correspondente a cada opção por cada questão colocada. Numa última fase, os alunos elaboraram um pequeno guião, a servir de base à gravação do vídeo, iniciando a mesma com uma apresentação do projeto, seguida de uma pequena entrevista à docente de Ciências Naturais, também participante e responsável pela concretização do projeto. O vídeo segue com a apresentação de alguns gráficos elaborados, neste caso, os mais pertinentes, para a apuração da pegada ecológica dos alunos do Colégio Miramar. O vídeo-reportagem termina com algumas imagens do que se poderá fazer para diminuir a pegada ecológica. Escola: Colégio Miramar, Estrada Casal da Cruz, Lagoa, Sto Isidoro Docente: Maria Armanda Vieira Dias Alunos: Alexandra Catarina da Silva Leitão; Beatriz Abreu Katzenstein; Bruna Sofia Oliveira Perpétuo; Carolina Sofia da Silva Roque; Frederico Mariano Alves Salvador; João Carlos Portela Lopes; João Gabriel Barata dos Prazeres; João Gil da Silva Tomás; Mafalda Sofia Cardoso Fernandes; Rafaela Alberto Teixeira Fernandes