Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

ESCOLA + AMIGA DO AMBIENTE

Escola: EBI c/ JI Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)
Autores (alunos): Clube Europeu/MeteorEscola:Beatriz Amaral, Beatriz Silva, Catarina Farias, Daniela Fernandes, Leandro Breia, Manuel Farias, Manuel Garrido e Maxym Bolekham
ESCOLA + AMIGA DO AMBIENTE

Clique aqui para ver a fotografia original.

ESCOLA + AMIGA DO AMBIENTE

Clique aqui para ver a fotografia original.

ESCOLA + AMIGA DO AMBIENTE

Clique aqui para ver a fotografia original.

ESCOLA + AMIGA DO AMBIENTE

Clique aqui para ver a fotografia original.

ESCOLA + AMIGA DO AMBIENTE

Clique aqui para ver a fotografia original.

ESCOLA + AMIGA DO AMBIENTE

Clique aqui para ver a fotografia original.

ESCOLA + AMIGA DO AMBIENTE

Clique aqui para ver a fotografia original.

ESCOLA + AMIGA DO AMBIENTE

Clique aqui para ver a fotografia original.

ESCOLA + AMIGA DO AMBIENTE

Clique aqui para ver a fotografia original.

ESCOLA + AMIGA DO AMBIENTE

Clique aqui para ver a fotografia original.


Memória descritiva:

Memória descritiva

O desafio do Eco Repórter da Energia foi lançado aos alunos do Clube Europeu/MeteorEscola da Escola Cidade de Castelo Branco que, de imediato, se lembraram que o lema dos últimos anos tem sido “Escola + Amiga do Ambiente”. Decidiram então participar na modalidade foto-reportagem. Mas o que fotografar? O que tem a escola feito nos últimos anos no sentido do uso eficiente da ENERGIA e da poupança energética? Tinham de INVESTIGAR! Para isso, entrevistaram a professora Manuela Costa que tem sido a coordenadora do projeto “Escola + Amiga do Ambiente”, que foi também membro da Direção da Escola e que neste ano é coordenadora do projeto Eco-Escola em conjunto com a professora Florinda Baptista e do Clube Europeu, em conjunto com a professora Anabela David que também deram o seu contributo nesta investigação e foto-reportagem.

Os alunos quiseram então saber que medidas e ações foram postas em prática nos últimos anos e lembraram-se que eles próprios têm participado em muitas dessas ações. Tinham material para a REPORTAGEM!

Fizeram alguns registos fotográficos e recorreram aos arquivos fotográficos da escola. Não foi fácil selecionar apenas 10 fotos mas acabaram por se decidir por estas que fazem parte desta foto-reportagem.

Salientam que a escola tem desenvolvido ações no âmbito da mobilidade sustentável promovendo Dias sem Carros e Marchas pelo Ambiente no sentido de poupar energia e reduzir as emissões de gases de efeito de estufa.

Foram construídos fornos solares eu os alunos e professoras puderam utilizar no espaço exterior da escola e beneficiar de uma refeição “amiga do ambiente”.

 

Legendas das fotos:

1 – Alunos de várias turmas pintaram cartazes e escreveram frases que depois divulgaram por toda a escola apelando à poupança energética.

2 – Foram colocados pelos alunos, alguns pequenos cartazes, junto dos interruptores da luz, apelando a que se apagassem as luzes e se aproveitasse o Sol.

3 – Os alunos fizeram por toda a escola, uma sensibilização para a poupança energética.

4 – Foram feitas várias ações de sensibilização entre as quais o minuto ambiental em todas as turmas da escola, semanalmente, ao longo de um período letivo.

5 – Foram convidados a vir à escola, diversos peritos em energias renováveis para divulgarem aos alunos esses tipos de energia;

6 – A escola concorreu a diversos concursos à escala nacional como, por exemplo, o Rock in Rio Escola Solar, Este Ano o Natal é Amarelo, promovido pela Tetra Pak, e à escala europeia, como por exemplo, o U4energy, tendo obtido o primeiro lugar em todos eles, e conseguindo assim adquirir painéis solares para equipar a escola.

7 – Em quase toda a escola, as lâmpadas tradicionais foram substituídas por lâmpadas economizadoras ou LED. Foram colocados sensores de movimento em diversos sítios da escola onde não há necessidade das lâmpadas estarem sempre ligadas, nomeadamente nos wc’s e nalguns corredores;

8 – A iluminação exterior foi regulada de acordo com a duração do dia, tendo sido reduzidas as horas em que a mesma está ligada;

9 – Foram distribuídas à comunidade escolar, incluindo encarregados de educação, lâmpadas economizadoras, com o patrocínio da EDP;

10 – Foram feitas campanhas de sensibilização à população em vários bairros da cidade, apelando à poupança energética e