Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Escola: EBI c/ JI Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)
Autores (alunos): Clube Europeu/MeteorEscola: Beatriz Amaral, Beatriz Silva, Catarina Farias, Daniela Fernandes, Leandro Breia, Manuel Farias, Manuel Garrido e Maxym Bolekham
MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Clique aqui para ver a fotografia original.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Clique aqui para ver a fotografia original.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Clique aqui para ver a fotografia original.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Clique aqui para ver a fotografia original.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Clique aqui para ver a fotografia original.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Clique aqui para ver a fotografia original.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Clique aqui para ver a fotografia original.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Clique aqui para ver a fotografia original.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Clique aqui para ver a fotografia original.

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Clique aqui para ver a fotografia original.


Memória descritiva:

Memória descritiva

MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

O desafio do Eco Repórter da Energia foi lançado aos alunos do Clube Europeu/MeteorEscola da Escola Cidade de Castelo Branco que, de imediato, se lembraram que nos últimos anos têm participado em várias ações de caráter ambiental na escola. Resolveram entrevistar os seus colegas e saber em que atividades tinham participado. De acordo com as respostas obtidas, decidiram fazer uma foto-reportagem sobre a mobilidade sustentável, uma vez que se têm realizado na escola, várias ações neste âmbito, desde “Dias sem Carros”, “Marchas pelo Ambiente”, campanhas de rua de sensibilização para a utilização dos transportes públicos ou para as deslocações a pé. Estas ações, para além do objetivo de diminuir os consumos energéticos, visam também reduzir a emissão de gases de efeito de estufa lançados pelos escapes dos automóveis e, ao mesmo tempo, promover hábitos de vida saudável.

 

Legendas das fotos:

1 - Grupo de Percussão da Escola- Sensibilização no centro da cidade de Castelo Branco, onde as várias Marchas pelo Ambiente, organizadas pela escola, têm tido início;

2 – Alguns alunos interpretam um hino ao ambiente;

3, 4 e 5 – Deslocação da comunidade escolar, incluindo pais/encarregados de educação, do centro da cidade para a escola – uma distância de cerca de 3 km. Distribuição de folhetos com dicas ambientais, à população;

6 – Sensibilização ambiental dentro da escola;

7 e 8 – Dias sem carros – com a colaboração da Polícia de Segurança Pública, o trânsito é cortado nas ruas envolventes da escola e os membros da comunidade escolar deslocam-se a pé para a escola ou utilizando modos suaves de deslocação;

9 - Os alunos elaboraram cartazes para apelar ao uso de transportes públicos, deslocações a pé ou partilha de automóvel (carpooling)

10 – Distribuição de folhetos aos automobilistas no sentido de usarem menos o carro e ajudarem o ambiente.