Videoreportagens Apresentadas

1º Escalão (até aos 15 anos)

Eficiência Energética na nossa escola

Escola: Instituto Silva Monteiro (Vizela)
Autores (alunos): alunos da Oficina de Jornalismo e Novas Tecnologias

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

 

Eco Repórter da Energia

Memória Descritiva

Título da Reportagem: “Eficiência Energética na nossa escola”

Professores Orientadores: Rui Faria e Adelina Rodrigues

Escola: Instituto Silva Monteiro – Colégio do Vale – Vizela

Alunos: Andreia Novais, Ângelo Silva, Ângela Freitas, Diogo Lopes, Maria Monteiro, Ana Beatriz Santos, Ana Beatriz Silva e Pedro Almeida (alunos da Oficina de Jornalismo e Novas Tecnologias) – 2º ciclo. 

 

Descrição do Projeto:

O desafio de preparar uma reportagem sobre eficiência energética na nossa escola despertou grande interesse no grupo de alunos da Oficina de Jornalismo e Novas Tecnologias. Habitualmente, reunidos às quintas-feiras de tarde, os alunos começaram por realizar uma pesquisa sobre Eficiência Energética em suas casas, assim como na escola sobre as principais medidas que esta adotou para economizar energia.

Após a pesquisa, foi elaborado o guião de filmagens, que facilitou a captação de imagens e ensaios prévios. Os textos foram corrigidos pelos professores orientadores.

Para captação de imagens, foi utilizado um tripé e uma câmara de filmar com algumas limitações. Os alunos usaram apenas o material disponível na escola.

Após a captação de imagens, foi feita uma seleção das melhores gravações, para edição. O vídeo foi editado nas sessões da oficina, utilizando o iMovie como software principal de edição de vídeo.

Vizela, 4 de junho de 2013        


Ficheiros: