Edição 2015

Trabalhos Apresentados

2º Escalão (dos 15 aos 21 anos)

Energias Cultiváveis

Escola: Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (Lisboa)
Autores (alunos): Catarina Portela, Inês Amaral, Luís Feijão, Miguel Felício e Vanessa Pascoalinho

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Para a concepção do projecto a propor ao Eco-reporter da energia, foi proposto a um grupo de estudantes, no âmbito da unidade curricular Estágio I e em conjunto com a professora responsável, realizassem a elaboração de uma videoreportagem que estivesse relacionada com a temática da energia.

Após definição da ideia e metodologia a utilizar, foi necessário realizar alguma pesquisa referente ao tema, através de artigos e livros científicos, e páginas eletrónicas.

            As metodologias utilizadas pelo grupo para a realização do vídeo foi pesquisa bibliográfica (recurso a artigos e livros científicos, documentação cedida nas aulas, páginas eletrónicas), entrevista (responsável da comunicação e imagem da ValorSul) e captação de imagem (filmagens).

Este trabalho desenvolveu-se com a colaboração da empresa ValorSul, em que foi possível recolher informações e vídeos alusivos ao tema abordado pelo nosso vídeo.

Todas as informações relativas à empresa foram disponibilizadas pelo site da empresa e pela Dr.ª Ana Loureiro que explicou sucintamente o objetivo da instalação visitada e filmada. Os vídeos relativos aos resíduos alimentares e/ou não alimentares foram realizados pelos vários intervenientes deste trabalho.

Primeiramente, foi realizado um guião como suporte ao vídeo a ser realizado, tendo informações relevantes sobre o objetivo de funcionamento da instalação visitada e informações básicas relativas aos resíduos orgânicos. Após a realização do guião, procedeu-se à visita guiada à Estação de Tratamento e Valorização Orgânica (ETVO) da ValorSul, na Amadora de modo a realizarem-se a captação de imagens relativas às diferentes etapas do processo de valorização orgânica. Por último e não menos importante, procedeu-se à edição de imagem e construção do vídeo final.

A licenciatura em Saúde Ambiental apresenta no seu plano de estudos, algumas unidades curriculares que se enquadram na temática exposta neste projecto, nomeadamente as uc de Saúde Ambiental, que tem como objectivos: identificar aqueles que são os problemas ambientais da atualidade; reconhecer a importância da utilização racional de recursos; e reconhecer as características multidisciplinares na relação Ser Humano e Ambiente; e a uc Estágio I, que tem como objectivo elaborar e implementar um projeto para/na comunidade, deste modo o projecto elaborado para este concurso foi de encontro com as temáticas abordadas em contexto de sala, e foi solicitado aos estudantes na componente prática e em trabalho de grupo, a elaboração da vídeo reportagem – Energias cultiváveis.

 

Escola Superior da Tecnologia e Saúde de Lisboa, Prof.ª Ana Monteiro (prof. Responsável) e elaborado por Catarina Portela, Inês Amaral, Luís Feijão, Miguel Felício e Vanessa Pascoalinho (alunos responsáveis pelo trabalho)