Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Uma alternativa ao uso dos combustíveis fósseis

Escola: Escola EB23 de Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira)
Autores (alunos): Filipa Rocha, Juliana Rocha, Ana Almeida
Uma alternativa ao uso dos combustíveis fósseis

Clique aqui para ver a fotografia original.

Uma alternativa ao uso dos combustíveis fósseis

Clique aqui para ver a fotografia original.

Uma alternativa ao uso dos combustíveis fósseis

Clique aqui para ver a fotografia original.

Uma alternativa ao uso dos combustíveis fósseis

Clique aqui para ver a fotografia original.

Uma alternativa ao uso dos combustíveis fósseis

Clique aqui para ver a fotografia original.

Uma alternativa ao uso dos combustíveis fósseis

Clique aqui para ver a fotografia original.

Uma alternativa ao uso dos combustíveis fósseis

Clique aqui para ver a fotografia original.

Uma alternativa ao uso dos combustíveis fósseis

Clique aqui para ver a fotografia original.


Memória descritiva:

O desafio foi lançado aos alunos do 8º ano que inicialmente desconheciam a existência da central de biomassa numa freguesia vizinha. Após a abordagem do tema e a visita ás instalações da mesma na companhia dos familiares, as alunas apresentaram a fotoreportagem.

A elaboração desta fotoreportagem evidenciou uma atitude de grande responsabilidade por parte das alunas e envolvência das suas famílias.

O uso excessivo dos combustíveis fósseis e a importância de procurar alternativas é algo que está diariamente presente. Estando a escola situada numa zona com uma grande área florestal tornou-se de extrema importância valorizar e divulgar a central de biomassa construída e o papel importante que pode ter na prevenção dos incêndios que todos os verões nos afligem.

 

Uma alternativa viável aos combustíveis fósseis (FOTO 1)

A produção e o consumo de energia submetem o ambiente a pressões consideráveis, contribuindo para as alterações climáticas, destruindo os ecossistemas, degradando o património edificado e causando efeitos nocivos na saúde humana.

Uma das soluções do problema dos gases com efeito de estufa (GEE’s) consistirá na diminuição da dependência dos combustíveis fósseis ou na possibilidade de os capturar ao longo de um extenso período de tempo à escala geológica.

Um dos recursos energéticos renováveis que se apresenta como importante para a diminuição da dependência dos combustíveis fósseis é a utilização de biomassa para a produção de energia eléctrica. Portugal é um país com um elevado potencial para a utilização deste tipo de combustível (biomassa florestal), devido à sua elevada área de floresta. A utilização de biomassa proporciona a limpeza das florestas, reduzindo assim o risco de incêndio. Facilitando também o aproveitamento de matos e dos resíduos de exploração florestal, proporcionando um tipo de recolha selectiva na origem, evitando o envio dos mesmos para aterro, ao mesmo tempo que permite a sua valorização (valorização energética, neste caso). Contribui ainda para a criação de emprego e para o desenvolvimento a nível local. 

Central de Biomassa Terras de Santa Maria (foto 2 e 3)

A empresa Central Termoeléctrica de Biomassa de Terras de Santa Maria situa-se na freguesia de Carregosa, concelho de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro e ocupa uma área total de três hectares e emprega actualmente 25 pessoas.

Esta empresa produz energia por queima de resíduos florestais e da indústria das madeiras, incrementando a limpeza das matas e produzindo electricidade a partir de uma fonte renovável. É a única empresa termoelétrica, em Portugal, a produzir energia exclusivamente a partir de biomassa. Para a sua fundação foi necessário um investimento de 25 milhões de euros, encontrando-se a produzir em pleno desde março de 2011, perfazendo um total de 10 megawatts de energia elétrica por hora.

O método de produção de energia elétrica a partir da biomassa começa com a trituração da madeira (restos florestais e rolaria fora de medida para a produção de pasta de papel) e controlo da sua humidade, sendo depois transportada por tapetes rolantes até um silo que controla a dosagem da alimentação do forno que vai aquecer a água de uma caldeira, a qual consome 12 toneladas por hora desse carburante e produz 45 toneladas de vapor de água, por hora, para gerar 10 MW. Este vapor, sobreaquecido, é conduzido para a turbina, onde chega à temperatura de 450 graus e com uma pressão de 60 Bar. Desta forma consegue-se produzir energia para alimentar 40 mil habitações e 140 mil habitantes.

 

O que é a Biomassa? - FOTO 4  e 5

Biomassa são os produtos que consistem, na totalidade ou em parte, numa matéria vegetal proveniente da agricultura ou da silvicultura, que pode ser utilizada como combustível para efeitos de recuperação do seu teor energético, bem como os resíduos a seguir enumerados quando utilizados como combustível: biomassa agrícola é a matéria vegetal proveniente da actividade agrícola, nomeadamente de podas de formações arbóreo-arbustivas, bem como material similar proveniente da manutenção de jardins; a biomassa florestal é a matéria vegetal proveniente da silvicultura e dos desperdícios de actividade florestal, incluindo apenas o material resultante das operações de condução, nomeadamente de desbaste e de desrama, de gestão de combustíveis e da exploração dos povoamentos florestais, como os ramos, bicadas, cepos, folhas, raízes e cascas.

 

Vantagens/desvantagens da energia da biomassa - FOTO 6

Vantagens:

- Diminui emissões de GEE’s;

- Balanço nulo de CO2 (a biomassa florestal fixa quantidades de CO2 iguais às que liberta na queima);

- É um recurso renovável;

- Permite o reaproveitamento de resíduos;

- Contribui para o desenvolvimento de novas actividades económicas em regiões em tendência para a desertificação humana;

- Incentivo à limpeza das florestas, diminuindo o risco de incêndio florestal;

- Evita delapidação de riqueza e preserva o Ambiente

- Preserva a qualidade da paisagem;

- Aumenta a segurança do aprovisionamento;

- Transforma em energia junto da Produção/Consumo, diminuindo possíveis perdas de energia;

- Cria cluster da biomassa (desenvolver/integrar serviços, energia, indústria e silvicultura);

- Tem um baixo custo de aquisição;

- Potencial de criação de postos de trabalho;

- Melhora o desempenho da balança comercial (evitando importações de combustíveis fósseis);

- Poderão ter interesse exploratório considerável, os resíduos da indústria da vinha, as podas dos olivais e árvores de frutos

Desvantagens:

- Existem dificuldades na disponibilidade e armazenamento;

- Menor poder calorífico comparada com outros combustíveis;

- Maior possibilidade de emissões de partículas para a atmosfera;

- Custos de recolha elevados, para longas distâncias;

- Dificuldades na conservação de biodiversidade e na conservação do solo;

- Falta de garantia na sustentabilidade do abastecimento;

- Distorção no mercado, devido a incentivos ao investimento e tarifas verdes;

- A recolha de biomassa para produção de electricidade pode introduzir distorções no mercado de madeira.

 

 

Diminuição do risco de incêndio - FOTO 7

A utilização de biomassa florestal permite diminuir o risco de incêndio, uma vez que é incentivada a limpeza das florestas.

Além dos resíduos de exploração florestal, os resíduos de silvicultura, assim como os matos, podem ser utilizados racionalmente na produção de energia.

Esta utilização deve, no entanto, ser limitada e enquadrável no conceito de gestão florestal sustentável, nomeadamente nos aspectos relacionados com a conservação de solos e com a promoção de diversidade biológica. 

Ecoponto florestal - FOTO 8

Com a instalação da Central de Terras de Santa Maria, foram criados diversos ecopontos florestais nas freguesias da sua área de abrangência.

Vantagens associadas à implementação de Ecopontos Florestais:

 • É fomentado mais um tipo de recolha selectiva;

 • Evita-se que este tipo de resíduos seja depositado em aterro, diminuindo elevados encargos económicos e ambientais;

 • Permite a valorização material e energética deste tipo de resíduos;

 • Evita-se a realização de queimadas sem acompanhamento técnico, não permitidas em período crítico (meses mais quentes do ano);

 • Há um incentivo da limpeza das matas, diminuindo assim o risco de incêndio da região.