Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Are we sleeping?

Escola: Escola EB23 de Milheirós de Poiares (Santa Maria da Feira)
Autores (alunos): Ana e Claúdia

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

O desafio de elaborar trabalhos sobre a energia foi lançado aos alunos do 8º ano, que se organizaram para trabalhar várias vertentes, dando enfase contudo à construção de maquetas. A Ana e a Claúdia pretendiam inicialmente fazer uma abordagem da energia da biomassa e após a construção da maqueta queriam fazer uma visita de estudo à central. No entanto, após uma aula de física e química em que foi abordado o problema do consumo de alimentos fora de época e a sua necessária embalagem e transporte optaram por fazer o trabalho apresentado. 

A energia como tema de trabalho gerou a reflexão sobre os comportamentos do dia a dia. Muitas vezes apenas se valoriza a energia como combustível quando se vai reabastecer o veículo ou então quando surge a fatura da energia elétrica para pagar.

Após uma reflexão as alunas decidiram analisar o tema de um ponto de vista diferente, sem ir apenas estudar a energia da biomassa como inicialmente tinha sido pensado, mas sim elaborar um vídeo de proporcionasse uma reflexão mais abrangente.

A recolha das imagens e a sua posterior associação permitiram uma observação mais atenta ao que as rodeia e ás pequenas atitudes do dia a dia e que são muitas vezes desvalorizadas e que no seu conjunto são o que mais afeta o consumo de energia, nomeadamente as nossas escolhas quando fazemos compras.

Esta actividade teve um enorme impacto na comunidade escolar e na família das alunas. Evidenciou uma atitude de grande responsabilidade por parte das alunas face às questões ambientais, que entenderam que ao pensarmos globalmente e agindo localmente, estamos a contribuir para um mundo melhor.