Videoreportagens Apresentadas

1º Escalão (até aos 15 anos)

Ribeira da Carvalhosa! O que mudou?

Escola: Escola Básica de Castro Daire (Castro Daire)
Autores (alunos): Ana Margarida; Iara Diaz Stewart; Sofia Duarte; Margarida Souto; Nicole Lopes; Margarida Ribeiro; Mariana Silva; Rita Ferreira; Lara Oliveira; Estela Vilas; Catarina Almeida; Fabiana Rodrigues; Tatiana Alexandra Fernandes; Tatiana Pinto e Carlos Gomes

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Memória descritiva:

Memória Descritiva

 

                                                                     Eco - Repórter da Energia – 2013

 

No projeto do Eco - Repórter, foi objeto de investigação local, uma mini hídrica. A mini hídrica da Ribeira da Carvalhosa, que se situa no lugar de Pereiro, no concelho de Castro Daire. Estiveram envolvidos todos os alunos do clube Eco-Escolas das três escolas do Agrupamento de Escolas de Castro Daire.

1ª Etapa: SENSIBILIZAÇÃO/DIVULGAÇÃO - esta etapa foi feita numa primeira fase junto dos alunos do clube, incentivando-os a pesquisar sobre a mini hídrica referida. A colaboração da Engenheira do Ambiente, da Câmara Municipal de Castro Daire, foi essencial para percebermos os acontecimentos que decorreram antes durante e após a sua instalação e funcionamento.

2ª Etapa: PREPARAÇÃO DA VISITA À MINI HÍDRICA E DAS ENTREVISTAS a efetuar, nomeadamente a uma habitante da zona e ao Engenheiro que supervisiona a mini hídrica.

3ª Etapa: VISITA e REPORTAGEM à mini hídrica da ribeira da Carvalhosa, no dia dezassete de Abril. Realização das entrevistas e filmagens.

4ª Etapa: EDIÇÃO DO MATERIAL OBTIDO. Selecção das filmagens mais significativas, das intervenções mais importantes, elaboração da introdução e da conclusão do filme, bem como do texto que acompanha algumas filmagens.

5ª Etapa: ENVIO DO FILME PARA A PLATAFORMA DO ECO-ESCOLAS.

 

A ideia desta reportagem é transmitir a importância da investigação local como meio de sensibilização para a gestão sustentável dos recursos: alertando para o impacto negativo da mini hídrica na fauna local; verificando se a qualidade de vida das comunidades próximas foi afectada (entrevista 1), refletir sobre as vantagens energéticas da mini - hídrica (entrevista 2) e as desvantagens para a biodiversidade. Finalmente, apelando para a importância da defesa da biodiversidade e consequentemente dos recursos hídricos, na produção de energia elétrica.

 

Castro Daire, 28 de Maio de 2013

 

A professora responsável

Maria Daniela Ramos

 

A professora coordenadora

Carla Santos


Ficheiros: