Edição 2015

Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

Jornal das meias ecológicas

Escola: Escola EB 2,3 André Soares - Agrup. de Escolas André Soares (Braga)
Autores (alunos): Bárbara Silva, Inês Mendes; André, Ana Sofia

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Professor Responsável: Rita Goulart Lemos Silva Sousa

No âmbito da disciplina Oferta Complementar, cujo tema do 8º ano é “+ Ambiente” em parceria com a disciplina de Ciências Naturais foi sugerido aos alunos das turmas A, B e G do 8º ano que desenvolvessem um trabalho de investigação subordinado ao tema Energia em Braga. Os conteúdos científicos foram transmitidos no plano curricular da disciplina de Ciências Naturais, tendo o trabalho sido planificado e desenvolvido na disciplina de Oferta complementar.

Este grupo planificou e desenvolveu uma vídeo-reportagem sobre consumo de energia na cidade de Braga. No desenvolvimento do trabalho e, em parceria com o professor responsável, o grupo decidiu qual o público-alvo das entrevistas e que questões colocar nas entrevistas de rua no sentido de perceber se o consumo energético na cidade de Braga é consciente.

O grupo de alunos decidiu perceber quais os hábitos de consumo de energia numa escola (Escola EB 2,3 André Soares), num ginásio, numa pastelaria e no próprio município. A vídeo-reportagem foi organizada como um bloco noticioso com comentadores e entrevistadores de rua.