Edição 2015

Trabalhos Apresentados

1º Escalão (até aos 15 anos)

À descoberta de Energia Sustentável: uma visita às Piscinas Municipais da Vidigueira

Escola: Centro Infantil Coronel Sousa Tavares (Beja)
Autores (alunos): Miguel Peladinho; Mariana Farropas; Mariana Leão; Afonso Deodato; Rita Lança

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.


Memória descritiva:

Este ano procurámos abordar, no nosso Eco Repórter, a temática da sustentabilidade de recursos energéticos na nossa região. Após várias pesquisas descobrimos uma que nos interessava: o tipo de aquecimento utilizado nas Piscinas Municipais da Vidigueira.
Decidimos então ir às Piscinas Municipais da Vidigueira, onde fizemos uma visita guiada pelas instalações. Na nossa visita visitámos o local onde é feito o aquecimento da água. Vimos que o sistema utilizado aquece  umas peças metálicas tipo radiador, que por sua vez aquece a água da piscina quando a água passa por o sistema.
E qual o material utilizado para a geração de energia calorifica? O bagaço extraído dos caroços de azeitona! Visitámos então o depósito do bagaço.
O senhor Manuel explicou-nos que o bagaço é extraído da moagem do caroço de azeitona e que, depois de processado é transportado para as instalações da Piscina onde é armazenado. Quando é armazenado passa por um sem-fim que o conduz às caldeiras de aquecimento das águas. Nas piscinas existem duas caldeiras que funcionam para a produção de energia calorífica.
O senhor Manuel mostrou-nos ainda que além do sistema de aquecimento utilizando o bagaço, as Piscinas Municipais estão munidas de 120 painéis fotovoltaicos para a auxiliar na produção de energia, sendo que 100 estão a ser utilizados no aquecimento das águas das piscinas interiores e 20 são utilizados para o aquecimento das águas dos balneários, nomeadamente dos duches.
No momento da nossa visita o senhor Manuel mostrou-nos que a temperatura das águas era de 33 º na piscina mais pequena e de 31 º na piscina semi olímpica.
No final da visita o senhor Manuel disponibilizou-se para uma pequena entrevista e respondeu às nossa perguntas!